46º Informativo – Eventos

1 – IV Congresso Brasileiro de Herpetologia

2 – I Seminário Internacional sobre Manejo e Controle de Espécies Aquáticas Invasoras

3 – Ipea cadastra bolsistas

4 – Mestrado Genética UFMG

5 – Curso de Formação de Brigadista Voluntário para Incêndios Florestais – 2009

1 – IV Congresso Brasileiro de Herpetologia

A Sociedade Brasileira de Herpetologia e a Universidade de Brasília irão promover o IV Congresso Brasileiro de Herpetologia (CBH), que será realizado na Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis (Goiás), de 12 a 17 de julho de 2009. O evento contará com mini-cursos e simpósios. Maiores informações no site da Sociedade Brasileira de Herpetologia: www.sbherpetologia.org.br .

Entre os dias 30 de junho e 02 de julho de 2009, irá acontecer em Belo Horizonte,o II Seminário Internacional sobre Manejo e Controle de Espécies Aquáticas Invasoras. Pesquisadores de diversos países irão discutir técnicas de manejo e controle de espécies aquáticas invasoras (plantas aquáticas, mexilhão dourado, cianobactérias e peixes), buscando alternativas viáveis para a redução deste problema. Serão expostas práticas utilizadas em diferentes estados e países que tiveram êxito no combate as estas espécies invasoras. O local do evento será o Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, localizado na rua Belém, 40, Esplanada, às margens do ribeirão Arrudas (acesso pela Via Expressa Leste/Oeste). O período de inscrição vai até o dia 25 de junho de 2009. Maiores informações pelo link: www.biodiversitas.org.br/seminario .

3 – Ipea cadastra bolsistas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. O Ipea mantêm  um banco de dados para a seleção de pesquisadores candidatos à concessão de Bolsa Pesquisa em estudos e projetos desenvolvidos pelo instituto, com destaque para as áreas temáticas relacionadas ao desenvolvimento nacional. As bolsas foram criadas para contribuir com o aperfeiçoamento intelectual e profissional dos bolsistas, e também para promover o intercâmbio entre profissionais do Ipea e instituições similares, organismos públicos e universidades. Os projetos que tiverem necessidade de seleção de candidatos terão seus dados divulgados na página eletrônica do Ipea. As bolsas são concedidas em diversas modalidades, de Auxiliar de Pesquisas, para candidatos matriculados em nível superior, a Doutores, por meio do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional – PNPD. Maiores informações pelo link: www.ipea.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=599f .

4 – Mestrado Genética UFMG

O Programa de Pós-Graduação em Genética, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com as inscrições abertas, até o dia 19 de junho de 2009, para seleção de candidatos ao curso de Mestrado. Serão oferecidas 15 vagas e as provas de seleção dos candidatos se realizarão nos dias 06 a 10 de julho de 2009. As inscrições deverão ser feitas na página do Programa – http://pggenetica.icb.ufmg.br/ . Maiores informações pelo telefone (31) 34092570, pelo e-mail pg-gen@icb.ufmg.br e pelo site http://migre.me/1YRw .

5 – Curso de Formação de Brigadista Voluntário para Incêndios Florestais – 2009

O Curso de Formação de Brigadista Voluntário para Incêndio Florestal – 2009, ministrado pela ONG Brigada 1 em parceria com o IEF MG, é um curso que agrega conhecimento teórico e prático sobre incêndios florestais. O curso também é uma oportunidade de ingressar na ONG Brigada 1 e atuar na defesa do meio ambiente, conhecendo um dos sistemas mais eficientes de combate e prevenção de incêndios florestais do Brasil, atuando com bombeiros, policiais, funcionários do IEF, do IBAMA, ICMBio e outros voluntários. Serão dois fins de semana no Rola Moça (20 e 21, 27 e 28 de junho) com alimentação incluída e o pernoite de sábado pra domingo no alojamento do parque. O pernoite é recomendável pois há algumas atividades noturnas. O curso é gratuito, porém, para ingressar nele, é necessário se ingressar na ONG pagando a primeira parcela da anuidade de 2009 (R$30,00) além do atestado médico. Maiores informações pelo site da ONG Brigada 1: www.brigada1.org.br .