44º Informativo – 05 de junho e Eventos

5 – XIII CBAU

6 – 60º CNBot

1 – 05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 5 de junho é lembrado em muitos países como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida em função da primeira conferência que a Organização das Nações Unidas – ONU promoveu sobre o assunto. Realizada em 1972, na Suécia, com o tema: Conferência sobre o Ambiente Humano, ficou mais conhecida como Conferência de Estocolmo. Na ocasião, foi estabelecida uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental. Mais de 30 anos desde sua criação, lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente é mais do que nunca uma forma de alerta para os gravíssimos problemas gerados pelas interferências humanas no meio ambiente.

2 – Pós-graduação latu sensu em Educação Ambiental

O Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, com sede na cidade de Goiânia, está com as inscrições abertas para o Curso de Especialização em Educação Ambiental. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 16 de junho de 2009, de 2ª feira a 6ª feira, exceto feriados, no horário de 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Secretaria do Curso, situada à Sala 01 do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – IESA, Campus II (Samambaia) da UFG, CEP: 74001-970, Goiânia, GO, telefone (62)521-1184 Ramal 200. O curso será realizado no período de 11 de agosto de 2009 a 14 de dezembro de 2010 e destina-se a profissionais com curso superior de qualquer área do conhecimento. Para maiores informações, acesse o link: http://www.iesa.ufg.br/nupeat/ .

3 – Coluna de Genética na Veja.com

Mayana Zatz, geneticista e diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano (USP), possui uma coluna no site da Revista Veja (www.veja.com). A página da web discute temas como a utilização do cordão umbilical, exames genéticos e o projeto genoma humano. Para acessar a coluna de Mayana Zatz, clique no link: http://veja.abril.com.br/blog/genetica/ .

4 – Latin American IALE Conference 2009

Acontecerá, de 04 a 07 de outubro de 2009, na cidade de Campos do Jordão (SP), o evento internacional Latin American IALE Conference com o tema “Landscape Ecology in Latin America: Challenges and Perspectives”. O evento irá acontecer no Grande Hotel Campos do Jordão – SENAC. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 15 de junho de 2009. Para maiores informações, acesse o site oficial do evento: www.eventus.com.br/ialebr2009 .

5 – XIII CBAU

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU e a International Society of Arboriculture – ISA irão promover o XIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – CBAU. O evento irá ocorrer de 18 a 21 de outubro de 2009 na Universidade Federal do Acre – UFAC. O foco deste congresso é mostrar a arborização como um instrumento de desenvolvimento, além de estimular o poder público e a sociedade civil para a conservação e ampliação dos espaços verdes nas cidades. Terão descontos as inscrições feitas até o dia 30 de junho de 2009. O envio de trabalhos tem a data limite de 15 de agosto de 2009. O XIII CBAU tem o apoio do Sistema CFBio/CRBio. Maiores informações pelo site: www.cbau2009.com.br .

6 – 60º CNBot

O 60º Congresso Nacional de Botânica (60º CNBot), a 32ª Reunião Nordestina de Botânica (32º RNBot) e o 29º Encontro Regional de Botânicos – MG, BA, ES (29º ERBot), irão ser realizados em Feira de Santana, Bahia, de 28 de junho a 03 de julho de 2009. O evento promovido pela Sociedade Botânica do Brasil será organizado pela UEFS em colaboração com as principais Instituições de Ensino Superior Baianas. O 60ª CNB terá este ano o seguinte tema: “Botânica Brasileira: Futuro e Compromissos”. Terão descontos especiais as inscrições feitas até o dia 20 de junho (sábado). Maiores informações pelo site oficial do evento: www.60cnbot.com.br .