Para espantar o tédio na quarentena, leia!

Com as bibliotecas fechadas, acesse o livro eletrônico gratuito

Como consequência das medidas tomadas contra a pandemia do coronavírus muitas instituições culturais estão fechadas e, entre elas, grande parte das bibliotecas brasileiras. Assim, o acesso ao livro eletrônico passou a ser uma necessidade vital para aqueles que estão obrigados a ficarem em quarentena em casa. Para os leitores assíduos é um enorme sacrifício.

Assim, na lista a seguir, estão incluídos alguns sítios da internet que permitem o download gratuito de livros, notadamente aqueles de literatura. Uma boa leitura!

Biblioteca Virtual de Literatura

Com títulos de domínio público e variedade de opções em língua portuguesa.

Biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura

Para as crianças também há alternativas. No sítio do Plano Nacional de Leitura, de Portugal, é possível fazer uma busca dos livros por idades (dos 5 aos 14 anos), em formato digital e áudio livro. A oferta temática é muito variada, de ficção à poesia.

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

Iniciado em fevereiro de 2014, pelas bibliotecas nacionais do Brasil e Portugal, com o objetivo de coordenar os esforços de digitalização e de colocar disponível num mesmo ponto de acesso todo o acervo digital das duas instituições. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e géneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.

Biblioteca Mundial Digital

Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Com sistema de busca também em português.

Cultura Brasil

Com acervo de vários assuntos; não possui catálogo automatizado e é preciso identificar o item desejado numa enorme lista.

Free-e-books

Após o cadastramento o usuário pode acessar livros de ficção, romance, mistério, negócios, autoajuda.

Google Livros

Permite pesquisar e visualizar livros gratuitos. É uma opção interessante mesmo para os livros pagos, pois se tem acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.

Guia de Educação

Portal dedicado a educação, lançado em janeiro de 2012, disponibiliza mais de dois mil livros de domínio público, vídeo aulas, bem como conteúdo sobre redes sociais na educação.

Open Library

Projeto do Internet Archive, iniciado em 1996, que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em inúmeros idiomas, incluindo 261 obra em português.

Portal Domínio Público

Lançado em novembro de 2004, com o objetivo de “compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral” (Missão). Conta com um acervo de mais de 174 mil documentos. Excelente para as obras que estão em domínio público das literaturas brasileira e portuguesa.

Projeto Adamastor

Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições. Estão lá, por exemplo, Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano, A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, O Livro de Cesário Verde, Dom Casmurro, de Machado de Assis, entre muitos outros clássicos. Pode-se filtrar os registros do catálogo por coleção, gênero e/ou autor.

Projeto Gutenberg

A plataforma digital, criada em 1971 pelo escritor e bibliotecário norte-americano Michael S. Hart (a mais antiga biblioteca digital do mundo) oferece mais de 61 mil livros eletrônicos gratuitos. O projeto funciona de forma colaborativa, reunindo voluntários de 150 países. Os livros em língua inglesa estão em maioria, mas existem várias centenas em português, de vários temas, épocas e autores.

Universidade de São Paulo. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Projeto criado para abrigar e integrar a Brasiliana reunida ao longo de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e doada, por ele, sua esposa Guita e seus filhos, à USP. Com o seu conjunto de livros e manuscritos, é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular. São cerca de 17.000 títulos, ou 40.000 volumes: obras de literatura brasileira (e portuguesa), relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras). A busca pode ser feita por tipo do documento, ano de publicação, autor, título da obra e assunto.
Universidade Federal de Santa Catarina.

Biblioteca Digital de Literatura

Projeto que provê acesso ao texto integral de 683 obras literárias do Brasil e de Portugal. O seu banco de dados cadastrou 78 mil obras de 21 mil autores. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou pseudônimo do autor, data de publicação, editora, gênero literário e idioma do texto.

Fonte: CBBU-Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias