Fechar menu lateral

Projetos

Conservação Preventiva Integrada para a Coleção Inventários do Século XIX: destina-se à capacitação introdutória às técnicas básicas de conservação de material arquivístico, com suporte em papel. Os bolsistas têm contato com técnicas de higienização e acondicionamento cuja aplicação é indicada para o tipo de acervo a ser trabalhado, com o intuito de preservar e conservar  o  documento prolongando  seu  tempo  de  vida.  As técnicas apresentadas são constantemente discutidas e/ou revistas, efetuando-se as adequações necessárias às especificidades de cada documento. O objeto de trabalho são os inventários cartorários do século XIX do Fundo Benjamin Colucci, ocasionalmente, os inventários do século XX.

Processamento de Imagem e Manutenção das Informações Digitais do Fundo Benjamin Colucci: visa a criação e processamento de imagens digitalizadas e a manutenção das informações digitais com os objetivos de estimular habilidades de organização e democratizar o acesso a informações relacionadas a uma atividade especializada. O projeto também abre campos de trabalho ainda inexplorados  por meio da prática como um poderoso canal de transferência de conhecimentos e caminha no sentido de estruturar um local de referência cultural e profissional.

Processamento Técnico do Acervo Arquivo Histórico: revê o arranjo e a descrição de 37 fundos do acervo do Arquivo Histórico da UFJF que passou à custódia da Coordenação de Arquivos Permanentes quando da criação do Arquivo Central da UFJF. Esse trabalho tem os objetivos de compartilhar conhecimentos básicos sobre arquivologia e patrimônio documental; apresentar ao bolsista o trabalho desenvolvido na área de custódia do acervo do extinto Arquivo Histórico; fornecer embasamento para leitura crítica associada à estrutura e conteúdo do acervo; instrumentalizar o bolsista quanto às técnicas, materiais e procedimentos adequados ao manuseio dos documentos permanentes; orientar o bolsista no preenchimento de informações em banco de dados apropriado para o acervo; apresentar a legislação e as regras para acesso aos documentos permanentes de terceiros sob a guarda da UFJF, tornando os bolsistas aptos na busca pelas informações e seguros quanto ao eventual sigilo das fontes; incentivar o bolsista a utilizar o conhecimento adquirido em palestras, cursos, artigos e/ou publicações criando a prática de pesquisa e escrita em seu cotidiano de estudos.

Organização de Acervo Documental: promove o trabalho de análise e organização de documentos inerentes às atividades da UFJF, tendo em vista o seu valor administrativo, cultural e histórico. Esse trabalho resulta em registro de documentos em banco de dados, preparação de documentos para eliminação ou transferência ao Arquivo Permanente e recolhimento de documentos relevantes, para a história da instituição, ao Arquivo Permanente.

Processamento Técnico do Acervo Permanente Institucional: confere, identifica, organiza e prepara, para atender às demandas do pesquisador interno e externo, o acervo permanente produzido no âmbito da UFJF. Esse projeto tem os objetivos de compartilhar conhecimentos básicos sobre arquivologia e patrimônio documental visando à formação de multiplicadores aptos a atuar em acervos documentais; apresentar ao bolsista o trabalho desenvolvido na custódia do acervo institucional; fornecer embasamento teórico sobre gestão e organização de documentos; instrumentalizar o bolsista quanto às técnicas, materiais e procedimentos adequados no manuseio dos documentos permanentes; apresentar a legislação e as regras para acesso aos documentos permanentes da UFJF; incentivar o bolsista a utilizar o conhecimento adquirido em palestras, cursos, artigos e/ou publicações criando a prática de pesquisa e escrita em seu cotidiano de estudos.

Conservação do Assentamento Funcional: digitaliza as pastas funcionais dos servidores da UFJF,  para agilizar o acesso  à informação, reduzindo custos de armazenamento  e otimizando o uso do espaço físico dos assentamentos funcionais. O assentamento funcional digital (AFD) é o representante da pasta em suporte papel de cada servidor. Os documentos digitalizados são assinados eletronicamente para garantir autenticidade,  integridade e  validade jurídica nesse formato e devem espelhar a cópia fiel do documento em papel.   Considerando-se que  os arquivos são indispensáveis à sociedade, pois resguardam direitos e obrigações, o  projeto AFD caminha com a transformação digital que a sociedade está vivenciando,  constituindo um repositório de acesso em forma remota sem envolver a consulta a  volumes significativos de papeis.

 

Outros projetos: Preservação dos Acervos do Arquivo Central/ UFJF, Gestão de Documentos e Organização de Arquivo.

 

 

 

Instagram

Facebook