Fechar menu lateral

19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

O Arquivo Central está com uma programação imperdível na 19ª Semana Nacional de Museus. O  tema deste ano é  “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, uma proposta tanto de reflexão sobre o futuro dos museus quanto a respeito do compromisso criativo com o presente. O evento acontece em todo o Brasil entre os dias 17 e 23 de maio de 2021 e tem os objetivos de comemorar o Dia Internacional de Museus e fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

O evento também é uma oportunidade para discutir as condições em que se encontram as coleções, como se fazem as práticas museológicas, quais as expectativas de seus trabalhadores e a necessidade de transformação dos museus.

Nesse futuro também cabe o Arquivo Central da UFJF que pode ser conhecido por seu trabalho. O Arquivo possui um rico acervo, profissionais habilitados e, como outros, preocupações em como trabalhar nesse tempo de pandemia. Para o poeta Manoel de Barros; “o olho vê, a memória revê, a imaginação transvê. É preciso  transver o mundo”. Os trabalhos apresentados pelo Arquivo Central,  na 19ª Semana de Museus, mostram que essa instituição é capaz de contribuir para aqueles que têm imaginação e querem transver o mundo.

 

Confira a participação do Arquivo Central:

 

17/05/2021 a 31/05/2021 – 00h às 00h

 

Exposição – O cinema de Juiz de Fora no acervo do Arquivo Central/UFJF: uma mostra dos documentos que contam a história do cinema na cidade.
Local: Canal do LAPHARQ

 

 

 

 

 

19/05/2021 – 17h às 19h

 

 

Oficina – Recomendações para salvaguarda de acervos em arquivos, bibliotecas e museus: uma revisão das principais orientações, diretrizes e protocolos frente ao quadro da pandemia mundial do Covid-19.

Textos : apresentação de Andreia de Freitas e apresentação de Filipe de Miranda
Local: Canal do LAPHARQ

 

 

 

20/05/2021 – 17h às 19h

 

 

Webinário – Novos caminhos e perspectivas para os arquivos diante do novo normal.

Participantes: Andrea Gonçalves dos Santos, Marcos Olender, Tarcisio Greggio e Alessandra Germano
Local: Evento on-line.

           

 

 

 

Veja  a programação completa do evento. 

 

Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ
Instagram
Facebook