A “Rede de Células BIM ANTAC”
O projeto “Rede de Células BIM ANTAC” é uma iniciativa que pretende formular metas de curto, médio e longo prazos na identificação de processos, políticas e tecnologias necessárias para a difusão da Tecnologia BIM nos cursos da indústria da AECO. Tal iniciativa é uma das ações advindas do decreto presidencial 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização do Building Information Modelling – BIM ou Modelagem da Informação da Construção na “execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal” (BRASIl, 2020), no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019.
A consequente criação de uma Rede de células BIM através da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído- ANTAC, foi uma ação posterior às duas primeiras células BIM facilitadas pelo Projeto Construa Brasil, com o intuito de ampliar o alcance do Projeto Construa Brasil na difusão do BIM nas universidades. A rede é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação na Construção da ANTAC, pelos coordenadores Profa.Dra. Regina Ruschel (UNICAMP) e Prof.Dr. Sérgio Leal Ferreira (USP) e possui colaboração de 11 pesquisadores vinculados, das instituições UFC, UNICAMP, UFBA, UFRJ, UFPR, UFPE, USP, IME E ULBRA, a rede células BIM possui Diretrizes, Projeto Executivo, Coordenação das células BIM, Grupo técnico Consultivo e como uma das ações, o Desenvolvimento do Portal BIM Acadêmico. Para construção do grupo de universidades participantes da rede foi realizado um chamamento nacional em dezembro de 2021, em que 70 professores universitários responderam, abrangendo 31 IES públicas e privadas. Desde fevereiro de 2022, a rede células BIM se reúne de forma online e continua em expansão.
O que é BIM?
A Modelagem da Informação da Construção (BIM) está atrelada a duas principais mudanças significativas, com implicações no ensino e prática arquitetônicas, como bem colocado por Russel e Elger (2008). A primeira é em relação à própria estruturação pelos softwares das informações no Computer Aided Architectural Design (CAAD); a segunda é no protagonismo do profissional arquiteto no controle do modelo de informações do edifício.
Para arquitetos e engenheiros, o BIM é considerado revolucionário, dado que transforma a maneira de pensar com a substituição de uma representação 2D pelos modelos digitais 3D (EASTMAN et al., 2014). Para a elaboração de projetos, Eastman et al. (2014) consideram três principais pontos de vista da transformação e impacto do BIM especificamente no projeto, sendo eles:
1) Projeto conceitual: em que se desenvolve um plano básico da edificação, com dados volumétricos, implantação e programa básico em software ou plataforma BIM;
2) Análise dos sistemas prediais: operações de medição de parâmetros físicos a serem esperados do objeto real realizadas em software ou plataforma BIM;
3) Desenvolvimento da informação: automatização da composição e geração de documentação 2D, que futuramente se tornará obsoleta com a utilização completa do modelo 3D da construção como documentação fiel do edifício;
Como uma inovação disruptiva, existem muitos desafios na incorporação desta “mudança profunda de soluções técnicas e organizacionais” que é o BIM (LIMA; CATAI; SCHEER, 2021, p. 133).
A implantação de uma Célula BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF se deu a partir da adesão ao grupo “Rede Células BIM ANTAC”, por meio do coordenador do curso, Prof. Dr. Ricardo Ferreira Lopes e do vice-coordenador, Prof. Dr. Frederico Braida. Para a implantação, a Célula BIM FAU/UFJF contou com o engajamento da mestranda Natália Rosa Fantin, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC).
Objetivo geral
O objetivo geral da Célula BIM FAU/UFJF, vinculada à REDE DE CÉLULAS BIM ANTAC, é facilitar a elaboração de um Plano de Implantação BIM no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. As ações das Células BIM são orientadas, por meio de diagnósticos sugeridos, para o desenvolvimento de um plano de ação que dialoga e potencializa o projeto pedagógico do Curso.
Os objetivos específicos
1. Difundir o BIM como tecnologia, processo e política na Arquitetura e Urbanismo;
2. Discutir as potencialidades de integração do BIM no ensino, na pesquisa e na extensão, no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFJF, buscando viabilizar projetos e ações;
3. Promover treinamentos, capacitações e atualizações para as diversas ferramentas BIM, primordialmente voltadas para a comunidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU UFJF, buscando viabilizar a infraestrutura necessária;
4. Promover ações de comunicação/divulgação da Célula BIM FAU/UFJF, a fim de promover o engajamento da comunidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFJF e dar publicidade às ações da rede.
Membros atuais
Docentes
Prof.Dr. Frederico Braida (FAU/UFJF)
Prof.Dr. Ricardo Lopes (FAU/UFJF)
Prof.Dr. José Gustavo Francis Abdalla (FAU/UFJF)
Prof. Vinícius Rocha Rodrigues Morais (FAU/UFJF)
Prof.Dr. Ercília de Stefano (UFF)
Técnicos Administrativos em Educação (TAEs)
Aristides Perobelli (FAU/UFJF)
Discentes
Natalia Rosa Fantin (PROAC/UFJF)
Colaboradores
Raphael Augusto de Andrade
Trabalhos em desenvolvimento
Revisão do diagnóstico da Matriz Curricular da FAU-UFJF
Diagnóstico das Permeabilidades de conteúdo da matriz com o BIM
Trabalhos já realizados
Diagnóstico da Matriz Curricular da FAU-UFJF