O grupo de pesquisa de pós-graduação Ágora tem como objetivo principal analisar a formação, consolidação e transformação dos diversos tipos de espaços urbanos que compõem o ambiente construído das cidades. Essa investigação se ramifica em quatro linhas de pesquisa afins:
As análises sobre arquitetura visam estudar o processo de projeto de arquitetura e urbanismo pela apreciação das diferenças entre as objetivações representadas formalmente e as realidades edificadas. Epistemologicamente trabalha-se com edificações de características funcionais específicas que apresentem elos com as organizações sociais humanas.
Sobre projetos urbanos o grupo dedica-se ao estudo de intervenções privadas ou em parcerias públicas-privadas que, embora não relacionadas a um planejamento global, por seu porte, destinação ou visibilidade, exercem efeitos estruturantes sobre o território e sobre aparatos institucionais, técnicos, legais e cognitivos relacionados à sua ordenação.
Quanto ao Paisagismo, objetiva-se articular a teoria e a prática de projetos de espaços livres de edificações com as demandas da sociedade. Dois aspectos são de interesse especial nesses projetos, o tratamento das áreas de lazer e a preservação das áreas verdes urbanas.
Em termos de conservação avaliam-se as implicações teóricas, metodológicas e práticas, desde o registro e a proteção, passando-se pelas discussões da teoria e da metodologia de projetos de conservação, o estabelecimento de estratégias pertinentes, até as avaliações de resultados práticos alcançados por políticas de conservação adotadas.
O Ágora pretende a partir desta visão interdisciplinar dar conta da complexidade dos fatores arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de conservação que interferem na produção dos espaços urbanos.
Para mais informações:
Site: ÁGORA
CNPq: Grupo de Pesquisa ÁGORA