Tendo em vista o perfil observado dos nossos egressos e as diretrizes curriculares do Ministério de Educação, o curso apresenta o objetivo geral de formar arquitetos comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional, que propõem soluções físico-espaciais que atendam às demandas da sociedade. Em resposta às demandas locais e regionais, pretende-se que nosso egresso tenha um perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas espaciais tanto na escala do edifício como na escala da cidade, com uma visão global, respeitando os princípios legais, éticos, ambientais e culturais tanto dos indivíduos quanto da coletividade. Que seja apto a compreender os diversos aspectos que envolvem a preservação e a conservação do patrimônio material nacional, que respondam aos desafios advindos das transformações tecnológicas através de um arcabouço teórico-instrumental que lhes possibilita adaptar-se às mudanças para atuar de forma criativa, e que sejam afeitos à prática da investigação e da produção de novos conhecimentos.
São objetivos específicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo:
Um grande leque de atividades é atribuído ao profissional de arquitetura e urbanismo, que deverá responder de forma adequada às diversas situações a ele colocadas.
Fundamentalmente destacam-se a concepção, desenvolvimento, coordenação, supervisão e orientação de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Dessa forma, o arquiteto e urbanista atua no ambiente, seja no espectro da arquitetura de interiores, na arquitetura propriamente dita, no desenho da cidade e da paisagem, no planejamento urbano, regional, na proteção e conservação de edificações e áreas urbanas protegidas. Compete também ao arquiteto e urbanista, direção, execução e fiscalização de obras, assessoria e consultoria técnica relativas ao espaço.
Habilidades e Competências
A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (Art. 5 da Resolução no 2 de 17 de julho de 2010 do CNE/CES), o CAU-UFJF deverá possibilitar formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
Avaliação da Aprendizagem
O processo de autoavaliação do AUR é coordenado por uma Comissão de autoavaliação designada (eleita) pelo Colegiado do Curso AUR, constituída por 5 membros do curso – 03 professores, 01 aluno e 01 funcionário, com mandato de 2 anos.
Processo de acompanhamento acadêmico
A metodologia de autoavaliação proporciona a alunos, professores e funcionários externarem suas opiniões e avaliações (sem identificação pessoal), em determinadas dimensões do INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO do MEC, cruzando os grupos envolvidos conforme descrito no capítulo 3.4.4.1 do Projeto Pedagógico do Curso AUR.
Autoavaliação do Curso
A metodologia de autoavaliação proporciona a alunos, professores e funcionários externarem suas opiniões e avaliações (sem identificação pessoal), em determinadas dimensões do INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO do MEC, cruzando os grupos envolvidos conforme descrito no capítulo 3.4.4.1 do Projeto Pedagógico do Curso AUR.
Para acessar os arquivos com o Projeto Pedagógico do Curso, escolha o currículo ao qual se refere: