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Após ler a materia a seguir, veja o tutorial explicativo sobre Flexibilizaçao Curricular!
As ATIVIDADES COMPLEMENTARES agora são um componente obrigatório do atual currículo (2.2016) do curso de Arquitetura e Urbanismo (75h/a) e até 60 h/a excedentes das atividades complementares poderão ser contabilizadas para disciplinas eletivas e/ou optativas.
Mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório, representação estudantil entre outras certificações poderão ser aproveitadas como créditos através da Flexibilização Curricular, que, conforme Regulamento Acadêmico da Graduação, deverá ser solicitado junto à Coordenação do Curso, seguindo o previsto no Projeto Pedagógico, conforme consta no Anexo I do RAG.
A solicitação pode ser feita em qualquer época do curso, desde que se tenha a quantidade de horas suficientes para realizar a flexibilização curricular. O prazo máximo para solicitar o cômputo das atividades complementares é no final do último semestre do aluno no curso.
A solicitação é feita através da Coordenação do Curso, acompanhada dos documentos comprovantes de participação nas atividades. Após avaliação, a Coordenação do Curso encaminha a documentação ao CDARA para a anotação da carga horária no histórico escolar do aluno.
É necessário preencher o formulário abaixo (editar em DOC ou PDF e assinar ou imprimir, preencher, salvar como PDF e escanear) e enviar para o e-mail da Coordenação juntamente com os certificados das atividades realizadas, através do endereço coord.arquitetura@ufjf.br.
Verifique o link do curso para entender melhor as atividades complementares e as horas computadas:
https://www2.ufjf.br/arquitetura/area-do-aluno/atividades-complementares/
Além dos documentos comprobatórios, preencha o formulário (baixar e preencher via Word)
Você deverá somar 75h (para currículo 22016.1) e 70h (para currículo 12023) de atividades complementares(extracurriculares), com mais até 60h de atividades excedentes e descrevê-las no requerimento.
É imprescindível que todos os arquivos estejam salvos em PDF (cada certificado em arquivo separado) para que o procedimento seja iniciado.