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Projeto Pedagógico

Objetivo

Tendo em vista o perfil observado dos nossos egressos e as diretrizes curriculares do Ministério de Educação, o curso apresenta o objetivo geral de formar arquitetos comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional, que propõem soluções físico-espaciais que atendam às demandas da sociedade. Em resposta às demandas locais e regionais, pretende-se que nosso egresso tenha um perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas espaciais tanto na escala do edifício como na escala da cidade, com uma visão global, respeitando os princípios legais, éticos, ambientais e culturais tanto dos indivíduos quanto da coletividade. Que seja apto a compreender os diversos aspectos que envolvem a preservação e a conservação do patrimônio material nacional, que respondam aos desafios advindos das transformações tecnológicas através de um arcabouço teórico-instrumental que lhes possibilita adaptar-se às mudanças para atuar de forma criativa, e que sejam afeitos à prática da investigação e da produção de novos conhecimentos.

São objetivos específicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo:

  • Estimular o pensamento reflexivo, a capacidade investigativa, criativa e solucionadora de problemas;
    • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe;
    • Desenvolver a habilidade de expressão e comunicação oral, escrita e gráfica;
    • Enfatizar a importância dos aspectos ambientais;
    • Enfatizar o entendimento da obra de arquitetura na sua relação com a cidade;
    • Aprimorar valores éticos e humanísticos;
    • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica;
    • Estimular atividades de extensão com o envolvimento na realidade social da comunidade;
    • Que nossos egressos sejam aptos a desenvolver todo o espectro de atividades previstas nas atribuições da profissional do Conselho de Arquitetura e urbanismo – CAU.

 

Perfil do Egresso

Um grande leque de atividades é atribuído ao profissional de arquitetura e urbanismo, que deverá responder de forma adequada às diversas situações a ele colocadas.

Fundamentalmente destacam-se a concepção, desenvolvimento, coordenação, supervisão e orientação de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Dessa forma, o arquiteto e urbanista atua no ambiente, seja no espectro da arquitetura de interiores, na arquitetura propriamente dita, no desenho da cidade e da paisagem, no planejamento urbano, regional, na proteção e conservação de edificações e áreas urbanas protegidas. Compete também ao arquiteto e urbanista, direção, execução e fiscalização de obras, assessoria e consultoria técnica relativas ao espaço.

Habilidades e Competências

A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (Art. 5 da Resolução n2 de 17 de julho de 2010 do CNE/CES), o CAU-UFJF deverá possibilitar formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

  • O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído;
  • A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável;
  • As habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários e relação do objeto arquitetônico com a cidade;
  • O conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo;
  • Os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa;
  • O domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional;
  • Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana;
  • A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações;
  • O entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas;
  • As práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades, considerando a importância do patrimônio material e imaterial;
  • As habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais;
  • O conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;
  • A habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.
  • O pensamentoreflexivo, acapacidade investigativa, analítica, criativa e solucionadora de problemas físico-espaciais;
  • A capacidade de trabalho individual e em equipe;
  • O desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e investigação científica; bem como atividades de extensão como envolvimento na realidade social da comunidade;
  • Abordar as atividades previstas nas atribuições do profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)”;
  • As habilidades de leitura, comunicação oral e escrita;
  • Capacidade de visão sistêmica do processo de projeto.

Sistemas de Avaliação

Avaliação da Aprendizagem

O processo de autoavaliação do AUR é coordenado por uma Comissão de autoavaliação designada (eleita) pelo Colegiado do Curso AUR, constituída por 5 membros do curso – 03 professores, 01 aluno e 01 funcionário, com mandato de 2 anos.

Processo de acompanhamento acadêmico

A metodologia de autoavaliação proporciona a alunos, professores e funcionários externarem suas opiniões e avaliações (sem identificação pessoal), em determinadas dimensões do INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO do MEC, cruzando os grupos envolvidos conforme descrito no capítulo 3.4.4.1 do Projeto Pedagógico do Curso AUR.

Autoavaliação do Curso

A metodologia de autoavaliação proporciona a alunos, professores e funcionários externarem suas opiniões e avaliações (sem identificação pessoal), em determinadas dimensões do INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO do MEC, cruzando os grupos envolvidos conforme descrito no capítulo 3.4.4.1 do Projeto Pedagógico do Curso AUR.

 

 

Para acessar os arquivos com o Projeto Pedagógico do Curso, escolha o currículo ao qual se refere:

PPC Currículo 22016.1

PPC Currículo 12023