À comunidade acadêmica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Estimadas/os estudantes, colegas servidoras/es docentes, TAEs e funcionárias/os terceirizadas/os da FAU-UFJF,
Trazemos a público esta carta para deixarmos registrados, sobretudo, os nossos sinceros agradecimentos pelas parcerias construídas ao longo da nossa gestão na Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFJF.
Foram três anos e 46 dias, que se passaram como um sopro, mas que, também, pareceram-nos eternos enquanto duraram. Nesse período, apesar de termos enfrentados muitas dificuldades, logramos a algumas poucas, mas valiosas, conquistas! A Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFJF, sem dúvidas, marcou a nossa vida pessoal, acadêmica e profissional.
Resolvemos assumir a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo e criamos uma chapa intitulada “Resiliência”, uma essência do nosso espírito, da ação e reação provocada, envolvendo o nosso estado físico e mental, e bem como os desafios que passaríamos à frente da gestão 2020-2023. Na física, resiliência é “a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”. Mas, no sentido figurado, é a capacidade de todos os seres vivos a se adaptar às mudanças. Portanto, essa palavra sintetizou bem o que foi coordenar o nosso curso nas circunstâncias estabelecidas.
Em um primeiro momento, sentimo-nos controlando um avião, com rasas noções de pilotagem, sem manual de instruções para saber o que significa cada uma de suas funcionalidades, no caso o SIGA da coordenação e o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), transportando mais de 400 estudantes passageiros. Naquela altura, estávamos desfalcados, por alguns meses, sem duas TAEs do nosso comissariado de bordo; todas/os sabemos que as/os nossas/os TAEs são cruciais na condução dos trâmites burocráticos do curso. E, ainda, passávamos por uma zona de forte turbulência, perdendo familiares e pessoas queridas, em um contexto de retrocesso e cortes nas universidades públicas e institutos federais, negação da ciência e, portanto, da vida. Na ocasião, ainda não sabíamos o nosso destino, mas buscamos não perder o controle e seguimos em frente.
Foi um trabalho muito árduo nesse cenário pandêmico, pois passamos por momentos muito difíceis, por vezes, trabalhando noite adentro, para tentar compreender melhor a estrutura de nossa matriz curricular, como uma montagem de um quebra-cabeça. Em paralelo, precisamos ouvir e dialogar, especialmente, com o nosso corpo discente. Para tanto, fizemos muitas reuniões remotas, individuais e coletivas, pois era necessário compreender a realidade do curso e de vida de cada uma/um das/os nossas/os estudantes, e tentar buscar uma solução para cada caso. Sem contar os novos procedimentos operacionais, que passaram a ser tramitados pelo SEI, a descentralização de análises da Cdara, a instrução de processos de estágio, os processos de aproveitamento de estudos, as matrículas e o despacho de muitos processos físicos, por meses acumulados, a espera de resolução, inclusive das devolutivas não resolvidas pela Cdara sobre o currículo original 22016.
Cabe lembrar que os telefonemas não eram atendidos na UFJF, devido ao trabalho remoto, sendo impensável os encontros presenciais para obtermos mais instruções, enquanto chegavam, mensalmente, em nossas caixas, centenas de e-mails. Para tornar a gestão ainda mais desafiadora, as decisões tomadas pelas instâncias superiores da UFJF sobre os rumos do Ensino Remoto Emergencial e da Curricularização da Extensão, exigiram mais tempo e dedicação, e tivemos que compartilhar nossa atenção com a retificação no currículo 22016, urgente e decisiva para a garantia da colação de grau e aquisição, por parte dos egressos, do registro provisório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Restava-nos enviar muitos pedidos de S.O.S, por e-mail e/ou WhatsApp, principalmente, aos ex-coordenadores do nosso curso, à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e de Extensão (Proex) e ao Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).
Com muito esforço, colaboração e compreensão de todas/os estudantes e docentes, sobre o nosso estado de exceção, o retorno do nosso corpo Técnico Administrativo e, o mais importante, o constante diálogo institucional, fomos superando, juntos, as adversidades e retomando o nosso rumo, saindo, aos poucos, da tempestade, enxergando um horizonte mais limpo, céu de brigadeiro, com o nosso voo atingindo altura e velocidade de cruzeiro, onde o curso ia se adaptando a essa nova realidade.
Atingimos alguns números significativos: 235 processos de flexibilizações curriculares analisados e despachados à Cdara, bem como 150 equivalências de disciplinas, 24 cômputos de opcionais e 36 pedidos de dispensa de disciplinas. Dentre estágios obrigatórios, inclusive equiparação e não-obrigatórios homologados, somaram-se cerca de 250 pedidos despachados à Prograd (Gerência de Estágios). Sem contar os pedidos de migração de grade curricular, trancamento de curso, recredenciamento de estudante, tratamento excepcional, revalidação de diploma, dilatação do curso, participação dos nossos estudantes em concursos de projetos, análises e pareceres do Congrad. Embora não possamos realizar uma plena Semana da Arquitetura e Urbanismo (SAU), aproveitamos o ensejo para confraternizarmos entre professores e acolhermos os nossos estudantes, saudando o retorno da pandemia e a promoção do encontro presencial. Aproveitamos as iniciativas do CACAU, nos espaços da Semana do Calouro e, dentre eventos, cursos e oficinas, realizamos o protocolo da aula inaugural em todos os semestres, sempre com convidadas/os de qualidade e temas atuais e inspiradores. Recentemente, a Mostra de Arquitetura e Urbanismo (MAU) provou a todas/os a exitosa retomada e o vigor do evento promovido pelo CACAU, trazendo-nos esperança de mais recursos e oportunidades para troca de saberes.
Construímos um diálogo no Curso, utilizando todos os espaços, dentre os quais podemos destacar as consultas realizadas através de formulários digitais, que, com o apoio atuante e fundamental do CACAU, guiaram não só as decisões sobre as ofertas de disciplinas eletivas (estendido para quase todos os processos acadêmicos), mas também para as demandas reprimidas, que foram sendo discutidas nas assembleias da comunidade acadêmica para, em seguida, passar pelo Colegiado. Graças ao trabalho, mesmo ainda que breve, das duas gestões anteriores, retomamos as reuniões periódicas do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso, corpo que teve um papel fundamental na retificação do currículo 22016 e na reforma curricular 12023, e na plena vigência de seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) e anexos, como Manual de TCC (em fase de finalização), desenho e o correto cálculo das matrizes curriculares e do Caderno de Estágio, todos atualizados.
Além de reforçarmos os debates e decisões desse órgão, atualizamos, mesmo que em parte, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) 22016, e ementas de disciplinas, após consulta ao NDE e aprovação no Colegiado e nos devidos departamentos. Por mais que muitas dessas ações fossem estratégicas, não deixamos de planejar de forma participativa. A Curricularização da Extensão nasceu após dois anos de debate e estudo, onde a discussão foi ampliada em reuniões de congregação, departamentos e evento de extensão, com a presença da Proex e convidados externos, com a bagagem carregada de expertise. Ao fim, foi muito gratificante receber o parecer favorável do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) sobre nosso PPC, exigindo poucas alterações. Fizemos um esforço junto à CAEX do curso, para a implementação da nova matriz nos dois semestres de 2023, sendo o Curso de Arquitetura e Urbanismo um dos pioneiros da UFJF na implementação da curricularização da extensão.
O desafio agora é o atual ciclo do ENADE 2023. Além dos 68 ingressantes, depositamos, nos 87 estudantes concluintes inscritos, a missão responsável de realizar a avaliação, com a finalidade de examinar, com exatidão, o seu rendimento em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Nós reconhecemos a importância do Inep, ao avaliar nossa instituição, nosso curso e nossos estudantes. O conceito do curso no ENADE é 5 e fomos avaliados com 4 estrelas no Guia da Faculdade. Todo o feedback é essencial para trilharmos rumo a um curso que se faz, a cada dia, melhor. Agora, o nosso avião está pousando tranquilo. Nessa viagem, foram muitos aprendizados, dentre os quais vale reforçar que a luta pela educação democrática e de qualidade é um desafio contínuo, que precisamos enfrentar coletivamente, com inteligência emocional, rigor e resiliência.
Por isso, não podemos deixar de agradecer a cada estudante, especialmente ao envolvimento e compromisso do Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CACAU), e toda a representação discente que ocuparam, democraticamente, as suas cadeiras no Colegiado, no Conselho de Unidade e nos Departamentos da FAU. Agradecemos, ainda, a cada servidor/a da FAU, em especial, às TAEs da coordenação, Paolla Jenevain e Michelle Peon, e ao TAE David Silva. Estendemos nossos agradecimentos a cada professor/a do curso, lotados nos dez departamentos que atendem aos nossos pedidos de vagas. Agradecemos às/aos chefes e ex-chefes dos departamentos, especialmente destacamos os professores da FAU, Fábio Lima, Raquel Portes, Antônio Agenor, lotados no PHT, e o professor Ernani Machado e a professora Juliane Figueiredo, lotados no PRT. Agradecemos às competentes Comissões vinculadas ao curso e a todos os membros atuantes durante os anos de 2020-2023, tais como os da Comissão Orientadora de Estágio (COE), de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Comissão de Acompanhamento das Atividades Curriculares de Extensão (CAEX) e aos envolvidos na revisão do PPC. Agradecemos a todas as Bolsistas de Treinamento Profissional (TP) vinculadas à coordenação do curso, pelo empenho, atualização do site e comunicação institucional. Nossos sinceros agradecemos à Direção da FAU, representada pelo ex-diretor Prof. Gustavo Abdalla e seu vice Prof. Fernando Lima e, na atual gestão, o Prof. Ernani Machado e a vice-diretora (diretora em exercício) Profa. Mariane Unanue, pela atenção e continuidade nos processos necessários à plena condução do curso. Agradecemos, ainda, a colaboração da Administração Superior, nas pessoas dos pró-reitores de graduação, Prof. Cassiano Amorim (Prograd) e adjunta Profa. Beatriz Farah, Secretária Vilma Lúcia e demais envolvidas/os; Pró-reitora de Extensão, Profa. Ana Livia Coimbra e adjunta Profa. Fernanda Souza, ao Coordenador da Cdara, Mussolini Sutana e equipe, bem como ao Magnífico Reitor Prof. Marcos David e à vice-reitora Profa. Girlene Alves da Silva. Por fim, não podemos deixar de mencionar o nosso corpo de professores e estudantes, que compuseram o nosso NDE, Profa. Letícia Zambrano (PRT), Profa. Ana Barbosa (PHT), Prof. Heraldo Pitanga (TRN), Prof. Marcos Olender (HIS) e, o nosso Colegiado do Curso, Profa. Juliane Figueiredo (PRT), Profa. Mariana Cury (PRT), Profa. Juliana Simili (PRT), Profa. Mônica Olender (PHT), Profa. Raquel Portes (PHT), Profa. Maria Helena Gomes (ESA), Prof. George Ainsworth Jr. (ETU), Prof. Júlio César Ambrósio (GEO), Profa. Camila Silva (GEO) e discentes Natália Fantin, Lucas Luciano, Letícia Alves e Celso Luiz Assafrão. Assim, encerramos com um agradecimento especial pela parceria entre coordenação e vice coordenação, atuantes em todos os momentos na condução do curso, que seria inimaginável sem a sinergia envolvida.
Agora, seguimos tranquilos a nossa jornada acadêmica, na certeza de termos nos dedicado ao curso e termos feito o nosso “melhor possível”. Buscamos deixar toda a burocracia organizada, nossos canais de informação e comunicação (site e rede social) atualizados, todas as pendências sanadas e um mapeamento das demandas previstas (para o curto e médio prazos) – já apresentado para o NDE e para o Colegiado do Curso, registrado em ata –, para minimizarmos as possibilidades de perdas de informação, de descontinuidades dos processos em andamento e, especialmente, de prejuízos de qualquer natureza, sobretudo, para o corpo discente.
Aproveitamos para pedir desculpas por todos os nossos erros e descuidos, muitas das vezes inevitáveis na prática da tentativa e erro, na busca de acertos e êxitos durante a nossa gestão. Nós aprendemos muito com os nossos equívocos e agradecemos pela paciente e generosa compreensão de todas/os. Tentamos, desde o início, seguir à risca as diretrizes da nossa plataforma, envolvendo, para além do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a “continuidade e o compromisso, o diálogo permanente, a transparência e a comunicabilidade, a gestão participativa e o respeito e a abertura”.
Desejamos, sinceramente, que a nova gestão continue a cuidar do nosso curso, com dedicação e engajamento, para avançarmos na viabilização de melhores condições de construção do conhecimento e de fortalecimento de uma educação transformadora, em um ensino público, gratuito, de qualidade e de acesso a todas/os.
Com as mais vivas saudações acadêmicas, deixamos para todas/os um forte abraço e os nossos melhores desejos de sucesso para o novo ciclo que se inicia!
Juiz de Fora, 16 de novembro de 2023.
Coordenador: Prof. Ricardo Ferreira Lopes
Vice coordenador: Prof. Frederico Braida Rodrigues de Paula