Universidade Federal de Juiz de Fora anuncia disciplina inspirada em Ruas Completas

Juiz de Fora, em Minas Gerais, poderá ter muitas Ruas Completas no futuro. Além da transformação nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira apresentada na semana passada, tornando esses eixos do comércio da cidade em espaços com prioridade para pedestres, o município terá no futuro profissionais capacidados para explorar o conceito em seus projetos.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A novidade foi divulgada na 27ª Reunião Anual da FNP, realizada no Recife (PE).

“Além de capacitar nossos alunos, queremos contribuir para a formulação de propostas mais sólidas”, explica Fernando Lima, professor da UFJF que atuará como coordenador do projeto de extensão da universidade.

De acordo com o professor, o projeto de extensão pressupõe a criação de uma disciplina intitulada “Projeto e Mobilidade Urbana”, pela qual os alunos poderão trabalhar na elaboração de projetos voltados à melhoria da mobilidade urbana na cidade de Juiz de Fora e região. Também esá prevista a realização de seminários, workshops e outros eventos científicos relacionados ao tema da mobilidade urbana. O projeto já se inicia no primeiro semestre de 2019.

Lima também adianta que os alunos trabalharão em soluções para as ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira, previstas para receber uma transformação incorporando conceitos de Ruas Completas. “A ideia é que a gente tenha de seis a oito propostas para apresentar. Com certeza, serão bem diversas entre si. A prefeitura terá a oportunidade de avaliar o que os alunos irão propor e, dependendo do caso, incorporar alguma prosposta ao projeto”, conta Lima.

Conheça os projetos planejados por Juiz de Fora e outras 10 cidades: