Juiz de Fora, em Minas Gerais, poderá ter muitas Ruas Completas no futuro. Além da transformação nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira apresentada na semana passada, tornando esses eixos do comércio da cidade em espaços com prioridade para pedestres, o município terá no futuro profissionais capacidados para explorar o conceito em seus projetos.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A novidade foi divulgada na 27ª Reunião Anual da FNP, realizada no Recife (PE).
“Além de capacitar nossos alunos, queremos contribuir para a formulação de propostas mais sólidas”, explica Fernando Lima, professor da UFJF que atuará como coordenador do projeto de extensão da universidade.
De acordo com o professor, o projeto de extensão pressupõe a criação de uma disciplina intitulada “Projeto e Mobilidade Urbana”, pela qual os alunos poderão trabalhar na elaboração de projetos voltados à melhoria da mobilidade urbana na cidade de Juiz de Fora e região. Também esá prevista a realização de seminários, workshops e outros eventos científicos relacionados ao tema da mobilidade urbana. O projeto já se inicia no primeiro semestre de 2019.
Lima também adianta que os alunos trabalharão em soluções para as ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira, previstas para receber uma transformação incorporando conceitos de Ruas Completas. “A ideia é que a gente tenha de seis a oito propostas para apresentar. Com certeza, serão bem diversas entre si. A prefeitura terá a oportunidade de avaliar o que os alunos irão propor e, dependendo do caso, incorporar alguma prosposta ao projeto”, conta Lima.
Conheça os projetos planejados por Juiz de Fora e outras 10 cidades: