A Campanha Outubro Rosa, realizada mundialmente com o objetivo de prevenir o câncer de mama, ganhou este ano um reforço importante na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): a adesão dos integrantes da Porte, a empresa júnior dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e engenharias Civil, Elétrica, Ambiental e Sanitária. O grupo de estudantes organiza palestra sobre a temática, para o dia 18 de outubro, às 16h, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia da UFJF.

A atividade aberta ao público em geral será coordenada pela enfermeira e chefe do Serviço de Apoio, Diagnóstico e Tratamento do Hospital Ascomcer, Cheila Ventura.

“O objetivo é falar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e, sobretudo, da prevenção da doença, que se baseia numa alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e realização de mamografia anualmente, depois dos 40 anos de idade, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia”, salienta Cheila.

O diretor de Marketing da Porte e estudante de Arquitetura da UFJF, Cleyton Luiz da Silva Rosa, explica como surgiu a ideia de participar da Campanha Outubro Rosa.

“Foi a partir de uma ligação com o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da Porte, que é o responsável por ações do gênero na empresa. Vimos uma oportunidade de auxiliar na universalização da informação sobre o câncer de mama e sua prevenção. Como temos contato com o público em geral, inclusive externo ao campus, vimos a possibilidade de contribuir mais efetivamente.”

A diretora de Comunicação da Liga das Empresas Juniores de Juiz de Fora, presidente da Porte e estudante de Arquitetura da UFJF, Izabela Mendes Thebas, conta que a iniciativa conseguiu o apoio de outras empresas juniores e instituições, tais como: Hospital Ascomcer, Code Júnior (Ciências Exatas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia Computacional/UFJF ), Ecofarma (Farmácia/UFJF), Aspecto Empreendimento Criativo (Artes e Design/UFJF), Mais Consultoria (Engenharia de Produção/UFJF), Impacto (Engenharia Mecânica/UFJF) e Masci (Machado Sobrinho Consultoria Integrada/ Faculdade Machado Sobrinho).

“Acreditamos que, além da atuação das empresas juniores como formadoras de melhores profissionais, temos responsabilidade em levar informações úteis a toda a comunidade. Isso está muito ligado ao impacto positivo que pretendemos gerar na Universidade e sociedade”, destaca Izabela.

Campanha de arrecadação de lenços

Além da palestra de prevenção ao câncer de mama, a Porte Empresa Júnior organiza, também, uma campanha de arrecadação de lenços para distribuição a mulheres que perderam seus cabelos em decorrência do tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano são registrados aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

“Gostaríamos de colaborar de algum modo com as pacientes e fomos informados de que, em geral, há uma grande aceitação de lenços coloridos. Ao todo, a partir do dia 5 de outubro, teremos dez pontos de coleta do material, dentro e fora da UFJF”, ressalta o diretor de Marketing.

Confira os pontos de coleta dos lenços

• Central de Atendimento da UFJF, prédio da Reitoria;
• Critt: sala da Liga das Empresas Juniores;
• Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Galpão);
• Faculdade de Engenharia da UFJF: Porte (sala 4204), Mais Consultoria (sala 4202), Impacto (sala 4200);
• Faculdade de Farmácia: Ecofarma (sala 3819);
• Instituto de Artes e Design (IAD): Aspecto (2a andar, ao lado do xerox);
• Instituto de Ciências Exatas (ICE): Code (sala 3311/laboratório 5);
• Masci (Rua Constantino Paleta, 203, salas 49 e 50, Centro).

Outras informações: (32) 2102-3430 – Porte Empresa Júnior
outubro.rosa@portejr.com