Núcleos de Pesquisa e Extensão – Presente

PRESENTE

Nome do grupo de pesquisa: Ágora.

Status do grupo: certificado pela instituição

Ano de formação: 2007

Líder(es) do grupo: Klaus Chaves Alberto; Antonio Ferreira Colchete Filho

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Órgão: Faculdade Arquitetura e Urbanismo

Unidade: DPRT, DPHT

Link: Clique aqui

Descrição: O grupo de pesquisa “Ágora” tem como objetivo principal analisar a formação, consolidação e transformação dos diversos tipos de espaços urbanos que compõem o ambiente construído das cidades. Esta investigação se ramifica em quatro linhas de pesquisa afins: nos estudos relativos a arquitetura, urbanismo, paisagismo e conservação. As análises sobre arquitetura visam estudar o processo de projeto de arquitetura e urbanismo pela apreciação das diferenças entre as objetivações representadas formalmente e as realidades edificadas. Epistemologicamente trabalha-se com edificações de características funcionais específicas que apresentem elos com as organizações sociais humanas. Sobre projetos urbanos o grupo dedica-se ao estudo de intervenções privadas ou em parcerias públicas-privadas que, embora não relacionadas a um planejamento global, por seu porte, destinação ou visibilidade, exercem efeitos estruturantes sobre o território e sobre aparatos institucionais, técnicos, legais e cognitivos relacionados à sua ordenação. Quanto ao Paisagismo, objetiva-se articular a teoria e a prática de projetos de espaços livres de edificações com as demandas da sociedade. Dois aspectos são de interesse especial nesses projetos, o tratamento das áreas de lazer e a preservação das áreas verdes urbanas. Em termos de conservação avaliam-se as implicações teóricas, metodológicas e práticas, desde o registro e a proteção, passando-se pelas discussões da teoria e da metodologia de projetos de conservação, o estabelecimento de estratégias pertinentes, até as avaliações de resultados práticos alcançados por políticas de conservação adotadas. O “Ágora” pretende a partir desta visão interdisciplinar dar conta da complexidade dos fatores arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos e de conservação que interferem na produção dos espaços urbanos.

Como participar: Entrar em contato com os líderes do grupo para informações específicas.

Quais as atividades realizadas: Atividades de pesquisa e extensão em nivel de graduação e pós-graduação; realização de eventos de formação de pesquisadores; publicação de artigos científicos em periódicos e em congressos; divulgação científica por meio de publicação de artigos em jornais e magazines.

EMAU- RUA

RUA – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU)

Blog: Clique aqui

Urbanismo em Minas Gerais

Status do grupo: certificado pela instituição

Ano de formação: 2005

Líder(es) do grupo: Fabio Jose Martins de Lima & Raquel von Randow Portes

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Órgão: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Link: Clique aqui

Repercussões dos trabalhos do grupo: O grupo reune pesquisadores interessados na compreensão da formação das cidades, sob o ponto de vista do urbanismo e do planejamento urbano, com a participação de profissionais de áreas distintas, numa perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar. Atividades de pesquisa e extensão universitária têm sido desenvolvidas de maneira complementar, integradas com outros grupos, com o apoio da CAPES, CNPQ, FAPEMIG,  do Ministério da Cultura e do Ministério das Cidades, a começar pelo grupo Urbanismo no Brasil coordenado pela Profª Maria Cristina da Silva Leme (FAUUSP) e pelo grupo História da Cidade e do Urbanismo coordenado pelo Prof. Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes (FAUFBa). Como referências estudos já sistematizados divulgados em www.urbanismobr.org.br e em www.ufjf.br/urbanismomg numa perspectiva de investigação histórica que não exclui questões mais atuais voltadas para o planejamento das cidades e das regiões onde estas se inserem. Buscamos a ampliação dos olhares sobre as cidades mineiras, com ênfase para a atuação dos urbanistas e para as propostas urbanísticas desenvolvidas. As atividades de extensão, como um Programa cadastrado na Universidade, envolvem uma preocupação com temas como a insustentabilidade, a conservação do patrimônio cultural relacionados ao interesse turístico. Neste sentido, o programa Urbanismo em Minas Gerais integra ações de apoio aos municípios no Estado. Também é importante ressaltar a articulação desta temática com os objetivos do núcleo DOCOMOMO Brasil, do qual fazemos parte juntamente com outros pesquisadores como pode ser constatado em www.docomomo.org.br. Destacamos ainda o intercâmbio com pesquisadores vinculados a instituições estrangeiras, no IUAV, em Venezia, na Italia, na Aalto University, na Finlândia e no IDIS, em San Juan, na Argentina.

Os principais temas estão relacionados com a história do urbanismo, a memória e o patrimônio cultural e o projeto urbano.