Núcleos de Pesquisa e Extensão – Passado

PASSADO

Grupo de Estudos em Edificação Sustentável

Ano de formação: 2007

Líder(es) do grupo: Eduardo Breviglieri Pereira de Castro e Letícia Maria de Araújo Zambrano

Área predominante: Engenharias; Engenharia Civil

Unidade: Departamento de Engenharia de Produção

Link: Clique aqui

Repercussões dos trabalhos do grupo: Publicação de trabalhos científicos em eventos e periódicos 2 – Estudos científicos do comportamento de edificações com objetivo de gerar relatórios e auxiliar na tomada de decisão em relação à projetos arquitetônicos 3 – Submissão de projetos de pesquisa em conjunto junto a órgãos de fomento como FAPEMIG e CNPQ.

LOCI

Ano de formação: 1999

Líder(es) do grupo: Antonio Ferreira Colchete Filho, Rogério Amorim do Carmo

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo

Unidade: Curso de Arquitetura e Urbanismo

Link: Clique aqui

Repercussões dos trabalhos do grupo: Mesmo antes de formalizado como núcleo de pesquisa, o grupo vem trabalhando desde julho de 1999 e apresenta as seguintes repercussões:

1. desenvolvimento das disciplinas de Paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF

2. Divulgação dos resultados das pesquisas através de trabalhos publicados em periódicos e apresentados em eventos científicos nacionais.

3. participação, ao longo deste tempo, de 11 alunos, 4 com bolsas de iniciação científica oferecidas pelo CNPq ou pela própria instituição, os demais como voluntários.

4. diversas consultorias em paisagismo e meio ambiente- em especial ligadas a projetos no campus da própria Universidade Federal de Juiz de Fora.

Pensamento Urbanístico no Brasil

Ano de formação: 2005

Líder(es) do grupo: Pedro de Novais Lima Junior

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional

Link: Clique aqui

Repercussões dos trabalhos do grupo: O gPUR surgiu em 2003 a partir da articulação de professores/pesquisadores e estudantes interessados em compreender os fundamentos das práticas de intervenção territorial no Brasil. Tem-se em vista as novas configurações espaciais associadas ao processo de globalização, as mudanças recentes nos modelos de diagnóstico e ação, o crescente envolvimento de instituições e experts internacionais e a profusão de idéias em circulação. Com recurso à história social do campo do planejamento do território no Brasil, o gPUR volta-se para refletir criticamente sobre os embates que se travam nesse campo. Procura-se reconhecer atores e suas interações, identificar idéias e suas matrizes, e verificar as condições e limites do debate sobre a intervenção no território no Brasil: estratégia intelectual para construir conhecimento que permita graus de liberdade das condicionantes sociais do debate e, portanto, a ampliação de suas possibilidades.

GPUR

Ano de formação: 2011

Líder(es) do grupo: Luciane Tasca

Área predominante: Grandes Projetos Urbanos em Juiz de Fora

Link: Clique aqui

Repercussões dos trabalhos do grupo: o grupo de pesquisa “GPUR” tem como objetivo principal estudar os grandes projetos urbanos em Juiz de Fora, buscando mapear e analisar os projetos de impacto urbano no município, volta-se, também, para os estudos sobre a produção do ambiente construído urbano.

REARQ

Ano de formação: 1999

Líder(es) do grupo: Raquel Dias Vieira Braga e Mauro Santoro Campello

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Arquitetura e Urbanismo

Site: Clique aqui

Link: Clique aqui

Repercussões dos trabalhos do grupo: “REARQ é um Grupo de Pesquisa sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Está registrado no CNPQ desde 1999 com atuação em pesquisa e extensão no que se refere, especialmente, ao ideário da Arquitetura e Urbanismo Modernos em Minas Gerais. Tem como líderes a Prof.ª Dr.ª Raquel Dias Vieira Braga e Arq.to/Prof. M. Sc. Mauro Santoro Campello . O grupo conta ainda com a contribuição de 12 alunos entre eles bolsistas e voluntários, os quais desenvolvem trabalhos de iniciação científica em pesquisa e treinamento profissional. O REARQ é conveniado com o Núcleo de Pesquisa e Documentação – NPD/FAU/UFRJ e com o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da UFJF.”