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Alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo recebem menção honrosa no seminário de iniciação científica realizado pela UFJF.

No dia 03 de dezembro, foi realizada a premiação dos trabalhos apresentados na 21ª edição do Seminário de Iniciação Científica, onde as alunas Luyla e Layse receberam menção honrosa.

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LUYLA FERREIRA NETTO (III Programa de Iniciação Científica QUALIDADE AMBIENTAL NO CAMPUS DA UFJF); 

LAYSE SOUZA COSTA (III Programa de Iniciação Científica QUALIDADE AMBIENTAL NO CAMPUS DA UFJF); 

MYRTES RAPOSO (ORIENTADORA); 

FREDERICO BRAIDA (ORIENTADOR); 

 

A MOBILIDADE URBANA E O DESENHO UNIVERSAL EM QUESTÃO: DIRETRIZES PARA O PROJETO DA ACESSIBILIDADE AO INTERIOR DOS EDIFÍCIOS DO CAMPUS DA UFJF.

 

Esta pesquisa teve como abordagem principal o tema da qualidade ambiental no campus da UFJF, a partir do subtema da mobilidade urbana com foco específico na acessibilidade aos interiores dos edifícios do campus. Buscou-se, portanto, contemplar os conceitos de Desenho Universal e Inclusão Social, à luz das interfaces entre os campos da Arquitetura e Urbanismo, Design e Ergonomia do Ambiente Construído. Metodologicamente a pesquisa teve ações tanto de ordem teórica quanto de ordem prática. Tais ações puderam ser divididas em quatro momentos (ações teóricas de pesquisa, ações de coleta de dados empíricos e de observação in loco, ações de análise e interpretação dos dados e ações propositivas e teóricas finais) que se configuraram como etapas de pesquisa. Ressalta-se que tais etapas não foram vistas como estanques, mas cuja interpenetração se fez fundamental para a própria retroalimentação das mesmas, uma vez que o sucesso da pesquisa dependia do dialogismo entre a teoria e a prática, entre o estado da arte e a proposição de novas diretrizes. Como objeto de estudo, escolheu-se o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Tal escolha teve como base o momento em que o mesmo se encontra, visto que ele passará por reformas, assim espera-se que os resultados obtidos, possam contribuir para uma melhoria em sua qualidade ambiental. Além disso, o papel pedagógico foi mais um motivador, uma vez que inserir os estudantes do curso em um ambiente em que os temas da inclusão social, eliminação de barreiras e acessibilidade espacial são diretamente contemplados, acredita-se que os mesmos possam seguir o exemplo do local onde estudaram e incorporar tais conceitos, em seus projetos profissionais. Por fim, a pesquisa gerou uma reflexão sobre a melhoria da qualidade ambiental no edifício da FAU, bem como no campus da UFJF, a partir da discussão da mobilidade urbana e da acessibilidade plena ao interior dos edifícios públicos. Além disso, contribuiu para uma melhor compreensão de que esses espaços urgem por soluções arquitetônico-urbanísticas e de design que versem sobre a questão da inclusão social. 

 

Imagens: arquivo pessoal Frederico Braida.