“Tendo como base o Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo – TFG – da aluna da UFJF Tamara Nunes Pereira, denominado “Da genialidade arquitetônica de Raphael Arcuri à sensibilidade artística dos Bracher: intervenção no ‘Castelinho dos sonhos’ “, foi aprovado,na edição 2015 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Juiz de Fora – Lei Murilo Mendes – o projeto de intervenção nos elementos em madeira, em especial esquadrias e forros.
Os serviços de intervenção foram orçados em R$ 27.542,27 (vinte e sete mil, quinhentos e quarenta e dois reais e vinte e sete centavos) e foram 100% aprovados. A partir de sua execução, problemas como infiltração descendentes de águas pluviais serão bastante minimizados, permitindo uma sobrevida a elementos que, hoje, encontram-se seriamente comprometidos.
A execução dos serviços a partir do fomento da Lei servirão como start para as ações de conservação e restauração do Castelinho, ações essas que também estão apontadas no TFG da aluna e que foram planejadas de acordo com as demandas apontadas pelos membros da própria família Bracher, proprietária desse bem histórico-cultural de Juiz de Fora, tombado em nível municipal em 1999.
A profissionalização do trabalho acadêmico da aluna Tamara foi acompanhado por sua orientadora de TFG, Arquiteta e Urbanista profa. Mônica Olender, tendo sido também “adotado” pelo Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística – PERMEAR -, tendo sido este último sido o proponente do projeto junto à Lei Murilo Mendes.
Vale também ressaltar o outro projeto aprovado na mesma edição da Lei vinculado à atuação dos envolvidos com a Faculdade de Arquitetura da UFJF: “100 anos de verticalização em Juiz de Fora”, elaborado pela profa. Carina Folena Cardoso, também com 100% de seu orçamento aprovado.”