V Assembleia do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF
Foi realizada no dia 07 de maio de 2015, às 14:00 no Galpão.
Estiveram presentes:
7- Disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas
– Revisão da distribuição de conteúdo e carga horária entre as disciplinas obrigatórias, eletivas e carga horária das disciplinas optativas;
– Otimizar o quadro de disciplinas eletivas;
– Discutir retorno de GD como disciplina obrigatória;
– Rever categoria das disciplinas obrigatórias e eletivas;
– Considerar a dificuldade de matricula em disciplinas optativas;
– Verificar contabilização da carga horária para atividades das disciplinas;
– Viabilizar meios de flexibilizar o currículo
8 – Redefinição de conteúdo das disciplinas
– Revisão da distribuição de conteúdo e carga horária entre as disciplinas obrigatórias, eletivas e carga horária das disciplinas optativas*;
– Verificar meios de garantir que os conteúdos planejados para as disciplinas sejam ministrados e seus objetivos alcançados, considerando o capital humano do Curso;
– Revisar o conteúdo das disciplinas a luz das atribuições do MEC e do CAU;
– Revisar relação entre as disciplinas (interdisciplinaridade);
– A partir do objetivo do curso, traçar os objetivos das áreas, de maneira a orientar a distribuição do conteúdo, o dialogo curso/departamentos, a classificação (obrigatórias, eletivas e optativas) e o ementário das disciplinas (ementa objetiva e programa);
– Necessidade de fundamentação/nivelamento dos alunos;
– Verificar a possibilidade da criação de meios para fundamentação, como pré-requisitos.*
9 – Vagas por disciplina
– Reduzir o número de vagas por turma, tendo como meta as recomendações ABEA para excelência dos cursos (15 alunos/turma nas disciplinas práticas e 30 alunos/turma nas disciplinas teóricas);
– Revisar a oferta de vagas nas disciplinas para outros cursos da UFJF e alunos externos.
10 – Interdisciplinaridade
– Incentivar a realização de reuniões periódicas para se discutir a interdisciplinaridade;
– Revisar as estratégias de atendimento em disciplinas (creditação atual para professores de outras disciplinas) e fora das mesmas;
– Revisão/estruturação da transdisciplinaridade (conteúdos), considerando a possibilidade ambientes/momentos de convergência/encontros;
– Criar mecanismos para transferência das diretrizes curriculares traçadas;
– Verificar a possibilidade de consultoria em educação para a fase de proposta de revisão curricular.
11 – Pré-requisitos e co-requisitos
– Rever pré-requisitos;
– Criar mecanismos para compreensão dos pré-requisitos;
– Verificar a possibilidade da criação de meios para fundamentação, como pré-requisitos.
12 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
– Conceituação do TCC (inserção no curso, fundamentação e produtos);
– Verificar a possibilidade de adoção de TCC Teórico;
– Rever creditação;
– Discutir os critérios de avaliação.
13 – Infraestrutura
– Acesso aos laboratórios no período integral;
– Melhoria da infraestrutura das salas, laboratórios e áreas de convivência (projetores e periféricos, persianas tratamento acústico, numero de equipamentos e mobiliário);
– Acesso a internet em todas as salas e laboratórios;
– Adequação das salas de disciplinas teóricas;
– Especificar infraestrutura necessária para as ações do curso no PPC;
– Participação do Colegiado do Curso no desenvolvimento do projeto da nova unidade.
Sugestões sobre os pontos tratados nas Assembleias poderão ser enviadas para a Coordenação do Curso no e-mail coord.arquitetura@ufjf.edu.br até o dia 15/05/15. Elas não irão fazer parte da Carta das Assembleias, mas também serão levadas ao Colegiado do Curso.
Agrademos aos discentes, docentes e técnicos administrativos do Curso que estiveram presentes nesses encontros!