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Síntese da V Assembleia do Curso

V Assembleia do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF

Foi realizada no dia 07 de maio de 2015, às 14:00 no Galpão.

Estiveram presentes:

  • professores – 28,1% do total.
  • alunos – 4,8% do total.

7- Disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas

– Revisão da distribuição de conteúdo e carga horária entre as disciplinas obrigatórias, eletivas e carga horária das disciplinas optativas;

– Otimizar o quadro de disciplinas eletivas;

– Discutir retorno de GD como disciplina obrigatória;

– Rever categoria das disciplinas obrigatórias e eletivas;

– Considerar a dificuldade de matricula em disciplinas optativas;

– Verificar contabilização da carga horária para atividades das disciplinas;

– Viabilizar meios de flexibilizar o currículo

 

8 – Redefinição de conteúdo das disciplinas

– Revisão da distribuição de conteúdo e carga horária entre as disciplinas obrigatórias, eletivas e carga horária das disciplinas optativas*;

– Verificar meios de garantir que os conteúdos planejados para as disciplinas sejam ministrados e seus objetivos alcançados, considerando o capital humano do Curso;

– Revisar o conteúdo das disciplinas a luz das atribuições do MEC e do CAU;

– Revisar relação entre as disciplinas (interdisciplinaridade);

– A partir do objetivo do curso, traçar os objetivos das áreas, de maneira a orientar a distribuição do conteúdo, o dialogo curso/departamentos, a classificação (obrigatórias, eletivas e optativas) e o ementário das disciplinas (ementa objetiva e programa);

– Necessidade de fundamentação/nivelamento dos alunos;

– Verificar a possibilidade da criação de meios para fundamentação, como pré-requisitos.*

 

9 – Vagas por disciplina

– Reduzir o número de vagas por turma, tendo como meta as recomendações ABEA para excelência dos cursos (15 alunos/turma nas disciplinas práticas e 30 alunos/turma nas disciplinas teóricas);

– Revisar a oferta de vagas nas disciplinas para outros cursos da UFJF e alunos externos.

 

10 – Interdisciplinaridade

– Incentivar a realização de reuniões periódicas para se discutir a interdisciplinaridade;

– Revisar as estratégias de atendimento em disciplinas (creditação atual para professores de outras disciplinas) e fora das mesmas;

– Revisão/estruturação da transdisciplinaridade (conteúdos), considerando a possibilidade ambientes/momentos de convergência/encontros;

– Criar mecanismos para transferência das diretrizes curriculares traçadas;

– Verificar a possibilidade de consultoria em educação para a fase de proposta de revisão curricular.

 

11 – Pré-requisitos e co-requisitos

– Rever pré-requisitos;

– Criar mecanismos para compreensão dos pré-requisitos;

– Verificar a possibilidade da criação de meios para fundamentação, como pré-requisitos.

 

12 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

– Conceituação do TCC (inserção no curso, fundamentação e produtos);

– Verificar a possibilidade de adoção de TCC Teórico;

– Rever creditação;

– Discutir os critérios de avaliação.

 

13 – Infraestrutura

– Acesso aos laboratórios no período integral;

– Melhoria da infraestrutura das salas, laboratórios e áreas de convivência (projetores e periféricos, persianas tratamento acústico, numero de equipamentos e mobiliário);

– Acesso a internet em todas as salas e laboratórios;

– Adequação das salas de disciplinas teóricas;

– Especificar infraestrutura necessária para as ações do curso no PPC;

– Participação do Colegiado do Curso no desenvolvimento do projeto da nova unidade.

 

Sugestões sobre os pontos tratados nas Assembleias poderão ser enviadas para a Coordenação do Curso no e-mail coord.arquitetura@ufjf.edu.br até o dia 15/05/15. Elas não irão fazer parte da Carta das Assembleias, mas também serão levadas ao Colegiado do Curso.

 

Agrademos aos discentes, docentes e técnicos administrativos do Curso que estiveram presentes nesses encontros!