Projeto da UFJF que visa a capacitação de assentados da reforma agrária seleciona 20 bolsistas
A Diretoria de Gerenciamento de Projetos (UFJF|Projetos) está selecionando vinte bolsistas de extensão para atuar no projeto “Capacitação para Assentados da Reforma Agrária e Assessores no Estado de Minas Gerais”. Podem participar da seleção alunos dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Arquitetura, Ciências Biológicas e Geografia.
O objetivo do projeto é capacitar assentados da reforma agrária e assessores que atuam junto ao MST em Minas Gerais. Através de ações de extensão e pesquisa, será analisada a realidade contemporânea da questão agrária no Brasil e no estado, de forma a qualificar suas ações políticas e organizativas, além de identificar as demandas e carências próprias das áreas atendidas pelo projeto e conhecer as políticas públicas existentes em nível nacional e estadual que tenham por público alvo os assentados da Reforma Agrária no estado. O projeto é gerenciado pela UFJF|Projetos, e tem como coordenadora a professora Cristina Simões Bezerra do curso de Serviço Social.
O projeto de capacitação para assentados da Reforma Agrária e seus assessores em áreas de Minas Gerais abordará três áreas: A conjuntura agrária contemporânea em Minas Gerais e as estratégias de organização das famílias assentadas em áreas de Reforma Agrária; Acesso a políticas públicas para áreas de reforma agrária, com prévio mapeamento socioeconômico dos assentamentos no estado; Estratégias de geração de renda nos assentamentos da Zona da Mata Mineira. Todas as ações têm como parceiro o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado de Minas Gerais.
O processo de seleção dos bolsistas será constituído por duas etapas: Prova escrita sobre temáticas relativas às atividades do projeto e entrevista individual. O resultado final será divulgado no dia 15 de maio.
Outras Informações:
www.egp.ufjf.br
2102-3917 Diretoria de Gerenciamento de Projetos ou pelo e-mail: comunicacao.ufjfprojetos@gmail.com