Na tarde dessa quarta-feira, dia 25 de março, recebemos a professora Renata Goretti, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF, para tratar do assunto “Mobilidade Urbana e Mobilicidade”. A discussão foi iniciada convidando a refletir a respeito de sermos todos, primeiramente e acima de tudo, pedestres, e como a cidade vem favorecendo o transporte individual em detrimento aos pedestres, sendo estes deixados em último plano. Com isso, é levantada a necessidade de se criar cidades mais democráticas, com maior consciência e respeito mútuo em prol da qualidade de vida da população. O questionamento deixado aos presentes foi: qual cidade queremos? Convidando a refletir sobre nossas ações individuais e como as mesmas podem contribuir para uma cidade mais democrática.
A convite da palestrante, Kico Zaninetti, membro da iniciativa Bike Anjo, vio apresentar um pouco sobre o movimento Mobilicidade em Juiz de Fora. Chegando na bicicleta com a qual chegou a viajar até a Colômbia, Kico apresentou os principais objetivos da Mobilicidade, que busca conscientizar a população a respeito da sua forma de se deslocar pela cidade e incentivar o uso da bicicleta como transporte alternativo.
Foi apresentado o Desafio Intermodal, onde um grupo formado por diversas pessoas em transportes distintos como bicicleta, carro, moto, ônibus e taxi, e em condições tais como mobilidade reduzida e deficiência visual, partem do mesmo ponto buscando chegar a um mesmo destino e comparam o tempo que cada um levou em seu trajeto. Ao fim do desafio, que consistia em sair do terminal rodoviário e chegar ao Shopping Independência, a moto se mostrou o transporte mais rápido, enquanto a cadeirante que pegou ônibus urbano foi a última a chegar.
Ficou o convite a conhecer mais sobre Mobilicidade em www.mobilicidadejf.com.br e participar dos eventos.