Nesta quinta-feira, 27 de março de 2015, foi realizada a oficina/palestra, infraestrutura verde. A convite do professor Antonio Colchete, três convidados abordaram temas diferentes a respeito do assunto.
Primeiramente foi feita uma introdução pelo professor Antonio Colchete, e em seguida o primeiro convidado, Filibe Ribeiro, deu início a sua fala. O tema era a água em projetos de infra-estrutura verde, o uso de Jardins de Chuva e Lagoas de Retenção. Explicou que os jardins de chuva são declividades na topografia para qual a água escorre, proporcionando redução de enchentes, já as lagoas de retenção, são declividades maiores onde a água fica armazenada, tendo um canal de escape, para que a bacia não ultrapasse o nível adequado.
O segundo convidado foi Lucas Abranches, que discorreu a respeito de Arborização Urbana, trazendo um cenário brasileiro neste contexto. Também foi falada a importância do planejamento adequado dessa arborização, desde a escolha de espécies à seu desenvolvimento e consequências na cidade em geral. Por fim exemplificou as diferentes espécies mais utilizadas na região e suas principais características.
A terceira convidada foi a arquiteta e engenheira Chistiane Merly Gatto, que discorreu a respeito de coberturas verdes. Citou o desafio encontrado pelos profissionais da área ao se deparar com o desenvolvimento urbano- industrial das cidades e a escassez de recursos. Frisou a importância de pesquisas na área e a necessidade de se incorporar novos métodos e técnicas, como por exemplo o telhado verde. Mostrou vantagens e desvantagens do sistema de cobertura, explicando sua execução e dando exemplos práticos da utilização da mesma.