Fechar menu lateral

Palestra Cyro Lyra

Nesta segunda, 23 de janeiro de 2015, foi realizada a primeira palestra da I Semana de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pelo professor Cyro Illidío Correa de Oliveira Lyra com o tema “ O arquiteto na preservação do Patrimônio Cultural”.

 O palestrante iniciou sua fala com o conceito de patrimônio, citando que este se subdivide em patrimônio cultural, o construído pelo homem, e em patrimônio natural. Atentou para o fato de que o patrimônio material não é eterno, sua integridade é prejudicada, sua saúde debilitada e sua vida diminuída, por agentes de degradação externos, por agentes de degradação inerentes ao bem e por degradação inerente ao uso.

Explicou que para restituir a leitura de um bem ou detalhes do projeto utiliza-se a restauração, respeitando a autenticidade do material original, o conhecimento o bem, a pesquisa histórica e física (cadastramento arquitetônico, documentação fotográfica, mapeamento de danos); já as ruínas permitem apenas (consolidação, estabilização). Sendo assim existe a arquitetura viva, que permitem o uso, e a arquitetura de testemunho, que oferece apenas fruição visual.

                Salientou que apenas a proteção jurídica não garante a preservação de um bem, é necessária uma gestão eficiente que consiste em visar à sustentabilidade da preservação, conservação e manutenção adequada. Para tanto exige condições como o uso adequado, pessoas interessadas na sua preservação e recursos financeiros periódicos para a conservação do bem. Destacou a importância da discussão de valores culturais, um sistema eficiente de comunicação e da educação patrimonial.

                Para o encerramento citou o plano de revitalização da Catedral de Valença e afirmou a importância do conhecimento do bem arquitetônico através do desenho. 

Foto: Raiza Monteiro

Foto: Raiza Monteiro


Foto: Raiza Monteiro

Foto: Raiza Monteiro


Foto: Raiza Monteiro

Foto: Raiza Monteiro


Foto: Raiza Monteiro

Foto: Raiza Monteiro