Aula na Rua Halfeld

Na última sexta-feira, dia 6 de março, os alunos da disciplina de Técnicas Retrospectivas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, acompanhados da professora Mônica Olender, realizaram uma aula na Rua Halfeld, em frente ao Cine Theatro Central, visando discutir ali questões de memória e pertencimento. Além de chamar a atenção da maioria das pessoas que passavam no local pelo simples fato de estarem apropriando e ocupando o espaço público, os alunos realizaram algumas pequenas conversas com usuários do lugar, questionando quais eram as lembranças, marcos ou memórias daquele espaço em suas vidas. Algumas respostas chegaram a surpreender. Ao final das entrevistas, desenhos dessas percepções foram feitos e expostos em frente ao Theatro.

A experiência demonstra o quão diferente é se apropriar de um espaço público de uma forma não habitual e como as pessoas sentem-se curiosas e intrigadas com tal atitude. Além disso, observar o que acontece ao seu redor, o que acontece na cidade, como as pessoas agem, seus gostos e suas percepções pode ser uma experiência única e surpreendente.

Fotos em: goo.gl/GTkKdv