Reestruturação curricular: Perguntas feitas nas reuniões com as turmas e suas respostas

Prezados estudantes do curso AUR,

A partir das reuniões realizadas com as turmas de cada período, foram anotadas algumas perguntas para as quais encaminharíamos consulta ao CDARA. Seguem as perguntas e respostas:
1. Como será o registro das atividades complementares?
• Cópias autenticadas dos documentos deverão ser encaminhadas via formulário específico à uma Comissão de Atividades Complementares que será criada pelo curso.
2. Matrículas na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório:
• Matrículas no período normal de matrículas segundo o calendário acadêmico. No caso de estágio no período de férias, o aluno poderá cursá-lo no período de férias subsequente ao período em que fez a matrícula na disciplina. Está sendo avaliada junto ao CONGRAD a possibilidade de fluxo contínuo destas matrículas. Sobre desistência do estágio no meio do período, e a matrícula poderá ficar em aberto até que o aluno complete o estágio, desvinculado do período letivo,  ainda teremos a resposta.
3. Sobre créditos sobrando ou faltando no caso da migração ou não migração:
• O que vale é o conteúdo (e equivalências) e o saldo total de horas necessárias da grade que ele optar – vigente ou nova.
• Disciplinas sem equivalência explicitada, cursadas anteriormente, no caso da migração poderão servir como optativa.
• Disciplinas que juntas compõem o conteúdo de uma nova não poderão ser aproveitadas desta forma.
4. Como proceder quanto á matricula de disciplinas que deveriam ser cursadas em períodos diferentes do que estão sendo oferecidas no novo currículo?
• Recomenda-se que sejam oferecidas turmas somente no período em que está sendo alocada na nova grade e na grade anteriormente vigente. OS alunos que se encontram no meio do caminho deverão aguardar até chegar no período onde a disciplina era oferecida anteriormente. È o caso por exemplo de multimídia: serão matriculados nas turmas das disciplina Expressão digital artística II os alunos do segundo período e sexto período. Os alunos do terceiro, quarto e quinto deverão aguardar até o sexto período para realizar esta matrícula.
5. Os alunos que estão em dúvida quanto à migração poderão adiar a decisão para os próximos períodos, sempre no último mês do período anterior à matrículas . Sugere-se que estes sigam tentando se matricular nas disciplinas eletivas, estágio e cumprindo atividades complementares como se tivessem migrado. Mas deixam para a migração efetiva mais adiante, quando tiverem certeza de que conseguirão cumprir estes créditos sem prejuízos para sua graduação no prazo inicialmente previsto.
• Salienta-se que terão preferência para matrícula nas disciplinas eletivas os alunos que migraram e que tem matrícula mais antiga.
6. No caso do aluno ter se matriculado em disciplina optativa ou eletiva e ter trancado ou sido reprovado, precisará necessariamente se matricular novamente na mesma?
• Não.