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Projeto VER-SUS – Governo Federal, Ministério da Sáude, Rede Unida e UNE

Projeto VER-SUS – Governo Federal, Ministério da Sáude, Rede Unida e UNE


Inscrições Minas Gerais até 10/07/2012 pelo site: http://versus.otics.org

Faça seu cadastro no sistema: http://versus.otics.org/otics/@@register?came_from=http%3A//versus.otics.org/inscricoesversus/inscricoes-ver-sus-brasil-edicao-de-inverno-2012

 

O QUE É?

Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população. O projeto VER-SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com o CONASS, com o CONASEMS, com a UNE, com os gestores municipais, e com outras entidades está propondo retomar em grande escala os estágios e vivências no SUS para que estudantes universitários dos diversos cursos com atuação na saúde vivenciarem a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.

Os estágios de vivência não são novidade, nem mesmo no campo da saúde; a história de realização dos estágios de vivencia é antiga e já teve inúmeras experiências realizadas. Os estágios de vivencia aqui nominados como VER-SUS já têm nessa marca um identidade construída a partir da realização do VER-SUS/RS em 2002, do VER-SUS/Brasil em 2004 e 2005 e diversas experiências locais após esse período. Agora, mais uma edição do projeto foi lançada pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Atenção Básica/SAS e, agora, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde/SGTES e da sua rede de parceiros, trazendo diretrizes que convergem com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde nas diversas regiões de saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado. Assim, esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.

O foco das vivências serão as Redes de Atenção à Saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes e dos sistemas municipais e regionais de saude. Esse cenário deverá ser construído considerando o Decreto Nº 7.508/2011 e alguns conceitos trazidos nele e pelas políticas prioritárias construídas pelo Ministério da Saúde em parceria com CONASS e CONASEMS:

– Região de Saúde
– Portas de Entrada
– Mapa da Saúde
– Redes Temáticas (Cegonha, Urgência, Psicossocial, Pessoa com Deficiência, Oncologia)
– RENASES e RENAME
– PMAQ/PNAB
– IDSUS e outros indicadores

 

OBJETIVOS

  • Facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes.
  • Reafirmar a saúde como direito social, fortalecendo uma consciência sanitária, universitária.
  • Inscrever/situar a luta pelo direito à saúde no debate ampliado do fortalecimento da cidadania;
  • Compreender a relação Estado/Sociedade no contexto do Direito à saúde;
  • Compreender o conceito ampliado de saúde;
  • Referenciar as práticas pedagógicas e as lutas sociais do campo e de populações historicamente excluídas como um instrumento de apoio à formação dos estudantes e de construção da hegemonia de um projeto de sociedade: Includente, Democrática e Plural.
  • Provocar no estudante o compromisso ético-político nos processos de transformação do setor saúde, refletindo acerca do seu papel enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais.
  • Estimular a inserção dos estudantes no Movimento Estudantil e em outros Movimentos Sociais;
  • Sensibilizar individualmente cada ator social, de forma que possa incrementar os processos de transformação quando de volta ao seu local de inserção social;
  • Estimular a atuação no controle social em saúde.
  • Estimular discussões relativas à integração entre educação e trabalho na saúde, articulando os gestores, trabalhadores e instituições formadoras na perspectiva da reorientação das práticas de ensino e de atenção.
  • Contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar.
  • Favorecer a discussão de campo e núcleo de saberes e da integralidade da atenção em saúde.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Estudantes universitários interessados em participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS. O projeto não se destina exclusivamente aos estudantes de graduações da área da saúde porque o campo da saúde coletiva e a construção do SUS no Brasil necessitam das mãos de profissionais das diversas áreas do conhecimento.

 

COMO PARTICIPAR?

Aqui, neste site, você poderá se inscrever para participar do VER-SUS.
Preencha seu cadastro no sistema VER-SUS e depois preencha a ficha de inscrição! As inscrições serão divididas em duas modalidades: estudantes participantes e estudantes facilitadores. Quem pode se inscrever em qual modalidade?
Perfil desejado para os estudantes participantes:
Todos os estudantes universitários que se interessarem por conhecer mais o SUS e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva.
Perfil desejado para os estudantes facilitadores:
Estudantes universitários a partir do 3º semestre, interessados em apoiar esse projeto, e que, preferencialmente, tenham experiências anteriores em: participação e organização de movimento estudantil; participação em movimentos sociais; participação em projeto de extensão na atenção básica e/ou em integração com o sistema de saúde; participação em projeto de pesquisa que envolva articulação com a atenção básica e o SUS e/ou relativo à formação na saúde; participação em iniciação científica ou outras atividades de monitoria, coordenação, mediação ou facilitação; ou participação em algum outro estágio de vivência.
Os estudantes selecionados para os estágios de vivência serão organizados em equipes, onde estão previstas atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo. Serão realizadas vivências em caráter interdisciplinar e multiprofissional nos sistemas de saúde locorregionais definidos a partir da pactuação local realizada com os atores em cada região.

Os estudantes selecionados serão divididos em equipes contendo dez (10) estudantes cada, acompanhados por um estudante facilitador. Durante um período entre sete (7) e quinze (15) dias, os estudantes, acompanhados dos facilitadores, farão observações e vivências frente à realidade do Sistema Único de Saúde e participarão de reuniões em grupos para tematizar os problemas encontrados. O VER-SUS é realizado numa metodologia de imersão onde os estudantes vivenciarão o SUS e o cotidiano das equipes de estudantes durante todo o período proposto. A imersão é uma metodologia onde o estudante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto. A Coordenação Nacional do Projeto, junto com sua rede de parceiros, se responsabiliza pelos gastos com hospedagem, alimentação e transporte durante o período da vivência.