Hibridismo no design é tema de tese defendida por professor da Arquitetura

ltiplas formas, significados e funções estão presentes em todo produto do design, independentemente de sua modalidade? Esta indagação é determinante para o argumento do professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Frederico Braida Rodrigues de Paula. Com os exemplos estudados, o docente respondeu afirmativamente: qualquer produto se revela como híbrido.

Tais desdobramentos encerram a tese de doutorado, intitulada “A linguagem híbrida no design: um estudo sobre as manifestações contemporâneas.” O trabalho, realizado no Programa de Pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi defendido no dia 12 de abril, sendo aprovado sem restrições.

Enfocando os três tipos básicos de hibridismos (sintático, semântico e pragmático), o ineditismo da pesquisa versa sobre comunicação, cultura e arte, mais especificamente sobre a semiótica dos objetos. Desde os primórdios, a hibridização caminha com a história da humanidade. “Somente na contemporaneidade conseguimos compreendê-la como categoria analítica. Ainda que não seja projetado como híbrido, todo produto apresenta um hibridismo latente.”

Segundo o recém-doutor, alguns produtos, analisados no trabalho, exemplificam claramente as modalidades híbridas. Os smartphones, o Ipad e o Iphone possuem o hibridismo pragmático, relacionado à função e ao uso. Um famoso espremedor de limão de Philippe Starck é tudo, menos utensílio doméstico, demonstrando um hibridismo semântico. “Foi concebido como escultura, um objeto de arte. Ele ganha significados agregados.” O design de hipermídia fecha a lista com a reunião de imagem, som e texto, de forma a denotar o hibridismo formal.

E onde entra a arquitetura nessa linguagem estudada por Frederico? “A tese é um instrumento tanto para leitura e análise, quanto para a projetação. Por exemplo, o projeto de interiores comerciais têm se destacado pela essência híbrida característica, pois junta visual, mais a marca e a percepção afetiva, com cheiro e trilha sonora.”

Outras informações: 2102 3428 (Departamento de Arquitetura e Urbanismo)

Página do professor no site da UFJF: www.ufjf.br/frederico_braida