Fechar menu lateral

Coleção começa a exibir a topografia anatômica óssea nos modelos 3D.

Graças ao novo arcabouço de visualização 3D, baseado no Online3DViewer (https://3dviewer.net/), a CAVFB começa a exibir junto aos modelos 3D a descrição topográfica dos acidentes anatômicos existentes nos ossos e esqueletos do seu acervo.

Agora, pequenos pontos coloridos permitem a localização dos acidentes ósseos e, ao clicar nos pontos, o nome do acidente topográfico é ressaltado no menu à direita da tela. O caso inverso também acontece: ao clicarmos no nome do acidente no menu lateral o ponto correspondente é realçado no modelo 3D.

Esta funcionalidade foi desenvolvida pelo próprio Curador da coleção, com base nos scripts python existentes no repositório do Slicer 3d (https://slicer.readthedocs.io/en/latest/developer_guide/script_repository.html).

A CAFVB atinge assim sua completa funcionalidade desejada desde o início do projeto: exibir esqueletos e ossos de animais silvestres da Fauna Brasileira, bem como a descrição topográfica das peças da coleção. Com isso, os usuários da coleção, sejam eles leigos, estudantes ou pesquisadores, podem efetivamente estudar e conhecer melhor os animais silvestres brasileiros.

É claro que a descrição completa de cada esqueleto é morosa com nossa equipe reduzida, mas temos a expectativa de que a CAVFB venha a ter mais apoio institucional para seu crescimento.

Atenciosamente,

O Curador