A área de animais silvestres é uma das áreas da Medicina Veterinária com maior carência de acúmulo de informações científicas. A Medicina Veterinária estabeleceu-se, principalmente nos últimos 100 anos, sobre uma base de conhecimento primeiro construída sobre os animais de produção (bovinos e bubalinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos e galinhas), seguida pela área dos animais de companhia (cães e gatos principalmente).
A área da Medicina Veterinária de Animais Silvestres vem crescendo em importância desde o final do século passado, mas esbarra frequentemente em lacunas de conhecimento. Nada mais natural, tendo em vista as milhares de espécies silvestres além dos animais de produção acima citados. Para ajudar a preencher tais lacunas de conhecimento é que se estabelece a partir de agora a “Coleção Anatômica Virtual da Fauna Brasileira”. Com base em tomografias computadorizadas feitas sobre carcaças de animais silvestres mortos que seriam descartadas pelos órgãos de fauna governamentais nós geramos modelos tridimensionais de cada osso do esqueleto. Estes modelos podem ser visualizados, impressos em impressoras 3D ou baixados pelo usuário que o desejar fazer.
Desta forma nós pretendemos permitir o acesso ao acervo da Coleção por pesquisadores, estudantes e o público em geral, franqueando o acesso a informações científicas de outrossim seriam inacessíveis a muitos destes usuários. Inclusive, por permitir a impressão local, nossa coleção permite o manuseio de ossos e esqueletos de animais por pessoas com deficiências de várias ordens, como visual, cognitiva, entre outras, imunológica inclusive, já que não são ossos reais, podendo ser higienizados sob demanda, e inclusive autoclavados.
Esperamos que nosso esforço seja frutífero para todos os usuários interessados.
A equipe