Fechar menu lateral

Acervo

                

O Acervo de Anatomia Humana Prof. Hildegardo Rodrigues  tem o intuito de difundir à comunidade  partes e/ou estruturas do corpo humano para demonstrar e/ou ensinar anatomia humana. O nome é uma homenagem a Hildegardo Rodrigues, ex-professor (1959-1976) do departamento e que dedicou grande parte da sua vida docente a este lugar.

Sobre o Acervo

O Acervo de Anatomia Humana Professor Hildegardo Rodrigues (Instituto de Ciências Biológicas – ICB / UFJF) é um projeto que busca promover a difusão e popularização da ciência relativa ao corpo humano. Foi inaugurado na década de 70, quando o acervo de peças anatômicas do então Departamento de Morfologia (que representava as áreas de anatomia e histologia) passou a ser concebido pela comunidade acadêmica como um “Museu de Anatomia”, permanentemente disponibilizado e aberto ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. Suas atividades sempre foram conduzidas por uma equipe constituída de professores e técnicos do Departamento de Morfologia, além de alunos de graduação de diversos cursos da Universidade, em sua maioria voluntários.

Ao longo dos anos, várias gerações de alunos, técnicos e professores se dedicaram a arte da técnica de dissecação, o que individualmente permitiu um melhor aprendizado e a construção de um conhecimento em complexidade crescente, e, coletivamente, contribuiu de maneira inestimável para a ampliação e enriquecimento do Acervo. Na década de 90, quando as coleções universitárias assumiram importante papel na divulgação do conhecimento sobre o corpo humano, a Universidade Federal de Juiz de Fora era uma das poucas instituições que possuía um acervo de peças anatômicas diferenciado. O Acervo de Anatomia Humana Professor Hildegardo Rodrigues passou a ser um espaço consolidado como projeto especial de apropriação do saber para toda a comunidade da região da Zona da Mata Mineira. Além disso, este acervo tem contribuído para uma formação mais ampla dos profissionais de saúde desta instituição há quase meio século.

Entretanto, em 2008, o Departamento de Morfologia passou por uma profunda reforma estrutural, com ampliação e adequação dos anatômicos, do ossário, da sala de cubas e do setor de preparação. Logo a seguir, houve uma separação das áreas de anatomia e histologia, e surgiu então o Departamento de Anatomia, ao qual o acervo passou a ser vinculado. Nesta obra foi prevista a reforma de um ambiente e destinação do mesmo para o Acervo de Anatomia, o que de fato ocorreu. Entretanto, apesar de existir um espaço próprio destinado às peças do Acervo de Anatomia Humana Professor Hildegardo Rodrigues, ele não possui o mobiliário e os equipamentos necessários à adequada manutenção e exposição das peças, assim como para a preparação de peças novas, com técnicas modernas.

Desde então as vistas abertas à comunidade em geral foram suspensas, mantendo-se apenas aquelas associadas a Graduação e a projetos de treinamento profissional e extensão. O acervo conta com aproximadamente mil peças anatômicas, sendo inúmeras raríssimas. O acervo inclui fetos em diferentes estágios de desenvolvimento embrionário, fetos com alterações congênitas, corpos ou órgãos humanos dissecados com diferentes técnicas, peças relativas a diferentes patologias que acometem o ser humano, peças mumificadas, diafanização de crânio, mandíbula e dentes. Cada peça anatômica deste acervo foi trabalhada para apresentar de forma didática, educativa e atrativa, a constituição do corpo humano mantendo, entretanto, o compromisso rigoroso com o conteúdo científico. Uma parcela representativa das peças foi preparada pelo Prof. Dr. Hildegardo Rodrigues ou sob sua orientação. O nome do Acervo é uma homenagem a este ex-professor do departamento (1959-1976) e eterno exemplo de anatomista, que dedicou grande parte da sua vida docente a este lugar.

Atualmente, a equipe do Departamento de Anatomia trabalha para consolidar o Acervo de Anatomia Humana Professor Hildegardo Rodrigues como uma coleção e, futuramente, Museu de Anatomia. Além disso, estão sendo buscados recursos para a implementação de técnicas modernas de preparação de peças como a plastinação, assim como para a modernização do Acervo, com a implantação de novas práticas virtuais e interativas de ensino, pesquisa e divulgação do conhecimento científico. O projeto de criação de um Acervo Virtual e a posterior disponibilização das imagens na internet, com acesso virtual irrestrito, permitirá uma maior visibilidade local, nacional e até mesmo internacional das inúmeras peças anatômicas do acervo, aumentando consideravelmente o público-alvo, promovendo e facilitando o aprendizado e a divulgação dos conhecimentos da Anatomia, além de valorizar o patrimônio histórico/técnico/científico da instituição e do povo brasileiro. O Departamento de Anatomia anseia pela reabertura do Acervo de Anatomia Humana Professor Hildegardo Rodrigues, considerando todo o seu potencial (espaço físico e Acervo virtual) a toda a comunidade, o que contribuirá significativamente para à formação acadêmica de profissionais de saúde da UFJF e para a divulgação do conhecimento científico no que diz respeito aos saberes sobre o corpo humano, para além dos muros da nossa instituição, em Juiz de Fora, Minas Gerais, no Brasil e até no exterior.