Agenda ONU ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Trata-se de projeto em curso, na cidade de Governador Valadares, que se reapresenta para continuidade das ações no município com vistas a acompanhar, fomentar e intervir, especificamente, a partir dos referenciais trazidos pelos tratados de direitos humanos dos quais o Brasil faz parte. Apontando para uma direção de sua política internacional alinhada aos dilemas globais vividos no mundo, o Brasil vem mantendo a adesão aos principais instrumentos internacionais dirigidos à proteção individual e ambiental, como também ao desenvolvimento humano. Neste sentido, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável na sede da ONU em 2015 pactuou a adoção formal de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável comum, intitulada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” que consiste em uma Declaração com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que traz uma seção sobre meios de implementação e uma renovada parceria mundial, além de um mecanismo para avaliação e acompanhamento.
O Governo brasileiro estruturou um sistema para acompanhar o cumprimento desta agenda: Acompanhando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – Subsídios iniciais do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais e referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também, como subsídio para construção de uma agenda organizou um Portfólio dos projetos do PNUD Brasil à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que apresenta projetos e ações referenciais para implementação local. Orientados por uma metodologia de municipalização dos Objetivos do Milênio 2000 – 2015 que permitiu êxitos e apontou para estes novos objetivos ODS em processo de aprimoramento, apoiados nos Indicadores do Desenvolvimento Sustentável – IDS desenvolvidos pelo IBGE propomos o projeto Acompanhando a Agenda das Nações Unidas ( ONU – 2030) para o Desenvolvimento Sustentável na cidade Governador Valadares – Indicativos para uma metodologia de municipalização.
O desafio posto é criar uma mobilização para conscientização pelo cumprimento dos ODS – 2030 e, certamente, isso exige uma ação articulada entre todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Grande parte dos esforços depende dos gestores locais, pois se na média muitos dos indicadores brasileiros são razoáveis ou bons, os dados desagregados revelam muitas fragilidades regionais e locais.
Eixos de atuação do ODS:
-Eixo 1: Comunicação e divulgação
Este eixo é responsável por divulgar, através de mídias sociais, o projeto e as ações promovidas por ele. Assim como, propagar campanhas de conscientização e mobilização da população da cidade de Governador Valadares e região, para a promoção dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Também é apto para preparar material de apoio para os outros eixos, quando se trata de designer gráfico.
-Eixo 2: Parcerias
Tal eixo é responsável por angariar e articular parcerias com agentes locais para desenvolver os projetos.
-Eixo 3: Municipalização dos ODS
Tem como objetivo criar e monitorar projetos, mapeando as particularidades da cidade e região para a adaptação dos objetivos, de maneira que sejam possíveis na realidade local.
Escolas nas quais o projeto atuou antes da pandemia, durante o ano de 2019:
– Escola Estadual Doutor Antônio Ferreira Lisboa Dias – bairro Sir
– Escola Estadual Quintino Bocaiúva – bairro Jardim Pérola
Editais de seleção de bolsistas e voluntários:
05/2020- Edital de Seleção de Voluntárixs projeto Agenda ONU 2030
O projeto possui um perfil no Instagram onde postam uma série de Podcasts sobre o tema. Até o momento, são 20 Podcasts:
– Saúde e Bem Estar na realidade do Coronavírus
– Vida Terrestre na realidade do Coronavírus
– Debata entre Saúde e Economia na realidade do Coronavírus
– As aldeias indígenas na Realidade do Coronavírus
– Desmatamentos em Tempos de Isolamento Social
– A Automedicação na Realidade do Coronavírus
– A Educação e o Enem na Realidade do Coronavírus
– A violência de gênero na Realidade do Coronavírus
– Saúde Mental na Realidade do Coronavírus
– Orgulho LGBTQ+ e a Conquista de Direitos
– Pessoas em situação de rua na Realidade do Coronavírus
– Governador Valadares Avança? Lei n°7.154
– Refugiados na Realidade do Coronavírus
– Gestação, Parto e Puerpério na Realidade do Coronavírus
– O Consumo de Álcool na Realidade do Corona Vírus
– A reação socioambiental das sacolas plásticas
– A atemporalidade da Intolerância Religiosa
– Aedes aegypti e mudanças climáticas
– Reforma tributária e a tributação de livros
– Desperdício e o Mapa da Fome