[2021 – Atual]
Aprimoramento institucional em organizações públicas de ensino superior
Descrição: O projeto busca favorecer o aprimoramento de organizações públicas de ensino superior, notadamente universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Essas instituições possuem elevada relevância social, complexidade e diversidade de atividades-fim e de atividades-meio. Entre os temas priorizados pelo projeto encontram-se: a) a proposição de meios para melhoria de rotinas organizacionais e b) a elaboração de políticas (que norteiam a pormenorização de processos) e de instrumentos de apoio à integridade e à tomada de decisão.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Coordenador / Emílio Mafalda Oliveira – Integrante / Wanderson Cassaro – Integrante
[2019 – Atual]
Universidade federal brasileira: políticas públicas, governança e gestão
Descrição: Busca-se compreender como são articuladas as decisões de políticas públicas para o nível superior e as decisões no interior das universidades, em termos de sua formulação e implementação, tendo em vista os diversos atores sociais em vários níveis organizacionais.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Integrante / Angelo Brigato Ésther – Coordenador / Isabella Stroppa Rodrigues – Integrante / Leandro Ribeiro da Silva – Integrante
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.
[2017 – 2019]
Estudo das representações sociais dos segmentos pertencentes à cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora, MG
Descrição: Diante do cenário de fragmentação e desarticulação vivido pelo setor turístico desde os anos 1980, a revitalização do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora (COMTUR), em 2011, propiciou certa esperança no processo de organização do setor, de forma autônoma, pela sociedade. Porém, a diferença identitária de seus participantes, de seus interesses, de seus níveis de informação e, também, da concepção coletiva do que é o turismo e do papel de um conselho gestor nessa área dificulta a integração dos atores e de seus respectivos segmentos. Nessa seara, destaca-se como questão de pesquisa: quais as representações sociais dos segmentos integrantes do COMTUR sobre o que é o órgão, seu papel, suas possibilidades e limites na alavancagem da cadeia produtiva do turismo em Juiz de Fora, MG?
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Coordenador / Victor Cláudio Paradela Ferreira – Integrante / Thiago Duarte Pimentel – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.
[2013 – 2016]
Conselhos gestores de políticas públicas: estudo exploratório de sua atuação no município de Juiz de Fora, MG
Descrição: Os conselhos gestores são arranjos institucionais concebidos para viabilizar os princípios constitucionais da participação e da descentralização. Nesse sentido, eles favorecem a construção de interfaces entre sociedade e Estado, assim como a cogestão de políticas públicas. Este projeto busca compreender as possibilidades e os limites dos principais conselhos gestores do município de Juiz de Fora na sedimentação de dois pilares da administração societal em âmbito local: a reinvenção político-institucional e a democracia participativo-deliberativa.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Coordenador.
Financiador(es): Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – Bolsa.
[2011 – 2013]
Democracia deliberativa local: argumentação pública e efetividade social do Orçamento Participativo de Volta Redonda, RJ
Descrição: O orçamento participativo é um meio de experimentalismo democrático, que busca incorporar a participação social às discussões sobre o orçamento público. Trata-se de uma forma alternativa de gestão, que pretende romper, no Brasil, com o histórico clientelista e pouco transparente desse processo. Tendo essas considerações como ponto de partida, o propósito geral deste estudo consiste em analisar as diferentes fases do orçamento participativo de Volta Redonda, de modo a compreender suas possibilidades e seus limites na consolidação da democracia deliberativa local.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Coordenador / Júlio Cesar Andrade de Abreu – Integrante / Carlos Frederico Bom Kraemer – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.
[2009 – 2010]
Zoneamento ecológico-econômico do estado do Espírito Santo
Descrição: Este projeto busca construir a Carta de Potencialidade Social do Zoneamento Ecológico-Econômico do Espírito Santo. O documento reúne informações que fornecem uma perspectiva integrada das dinâmicas produtiva, natural, humana e institucional do estado. Ele é relevante, portanto, para orientar a alocação de recursos públicos e privados e para favorecer a compreensão das principais tendências de uso do território.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Integrante / José Roberto Pereira – Coordenador / João Batista Rezende – Integrante / Sabrina Soares da Silva – Integrante / Douglas de Oliveira Botelho – Integrante / Dionysio Borges Freitas Júnior – Integrante.
Financiador(es): Governo do Estado do Espírito Santo – Auxílio financeiro.
[2008 – 2010]
Administração pública em municípios de pequeno porte do Sul de Minas Gerais
Descrição: Esta pesquisa busca identificar e analisar o tipo de administração pública predominante nos municípios de pequeno porte da região Sul de Minas Gerais, bem como identificar e analisar o conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável mais adequado às particularidades dessas localidades com base nos resultados do Zoneamento Ecológico-Econômico de Minas Gerais e tendo como referência os princípios da Administração Pública Societal.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Integrante / Mozar José de Brito – Integrante / José Roberto Pereira – Coordenador / Vânia Aparecida Rezende de Oliveira – Integrante / João Batista Rezende – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.