[ 2023 – Atual ]
Gestão social e economia solidária: formação e extensão universitária
Projeto desenvolvido em parceria com docentes da Universidade Federal Fluminense
Descrição: O projeto em forma de curso de extensão tem por finalidade promover a formação e a educação popular no campo da gestão social e da economia solidária. Pertencente ao Campo de Públicas, a gestão social é compreendida como um tipo de gestão dialógica e participativa que tem a sociedade civil como protagonista do processo político decisório. Já a economia solidária é definida pela organização dos trabalhadores e trabalhadoras em empreendimentos econômicos solidários pelos princípios da autogestão, do cooperativismo, da sustentabilidade e da solidariedade. Há diversas experiências em economia solidária finanças solidárias, comércio justo e solidário, cooperativas de produção e de serviços com potencial de ação pública que promovem o desenvolvimento nos territórios visando ao bem comum. A metodologia a ser adotada parte da pedagogia emancipatória de Paulo Freire (2005), da filosofia de trabalho com comunidades de Clodovis Boff (1986) e da reaplicação de tecnologia social. A pesquisa-ação também constitui o método a ser empregado no desenvolvimento das ações no qual os discentes e pesquisadores têm um envolvimento orgânico e uma relação intersubjetiva com os sujeitos integrantes do processo. Como resultados esperados, pretende-se contribuir com os conselhos municipais da mesorregião Sul Fluminense pela qualificação de seus membros, promover a formação dos empreendimentos econômicos solidários de Volta Redonda-RJ e região, atuar como entidade de apoio na promoção de iniciativas em gestão social e economia solidária nos territórios e propiciar aos graduandos em Administração Pública a articulação entre ensino-pesquisa-extensão pela vinculação das atividades do projeto em disciplinas.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Integrante / Luís Henrique Abegão – Integrante / Júlio Cesar Andrade de Abreu – Integrante / Carlos Frederico Bom Kraemer – Integrante / Thais Soares Kronemberger – Coordenador / Adrielle Irina Rodrigues Monteiro – Integrante / Maria Paula da Silva – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal Fluminense – Bolsa.
[ 2022 – 2023 ]
Conteúdo de valor
Descrição: O projeto se volta à promoção do diálogo e à criação de um canal de compartilhamento de conhecimento com pessoas interessadas (e não especializadas) em reflexões sobre as contradições da sociedade contemporânea, especialmente aquelas derivadas de sua estrutura de classes, com repercussões em contextos de trabalho, comunitários e no que diz respeito ao acesso assimétrico ao conhecimento (e outros capitais). O projeto tem como principal entrega a difusão de saberes por meio de TICs (tecnologias de informação e comunicação), incluindo vídeos, palestras, workshops, posts em mídias sociais digitais e eventos de divulgação científica.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Integrante / Gilmar José dos Santos – Integrante / Heloísa Pinna Bernardo – Coordenador / Lia Paletta Benatti – Integrante / Cintia Loos Pinto – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora – Bolsa.
[ 2020 – 2021 ]
O Sistema Municipal de Cultura inconcluso em Juiz de Fora e a importância estratégica das informações para a boa governança dos programas
Descrição: O projeto visa reunir as principais informações sobre os programas culturais num esforço de avaliação e criação de indicadores, que servirá de suporte para a tomada de decisão para as políticas públicas de cultura do município, coordenadas pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, órgão responsável pela política de cultura de Juiz de Fora. Este atuará no projeto como parceiro.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Integrante / Leandro Ribeiro da Silva – Coordenador / Heloísa Pinna Bernardo – Integrante.
[ 2017 – 2019 ]
Laboratório de Gestão Pública e Social – LabG
Descrição: O LabG é uma iniciativa de professores da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora. Consiste em criar condições para experiência aplicada de diagnósticos, levantamento de dados e proposituras nas diferentes ferramentas administrativas e contábeis no escopo geral de consultoria em relação às demandas externas que se comprovem sem fins lucrativos ou de natureza popular como cooperativas e associações.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Coordenador / José Flavio de Melo Moura – Integrante / Leandro Ribeiro da Silva – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora – Bolsa.
[ 2014 – 2016 ]
Aprimoramento Gerencial da ONG Casa da Criança Jacinta e Francisco
Descrição: O projeto ‘Aprimoramento Gerencial da ONG Casa da Criança Jacinta e Francisco’ irá estruturar-se por meio da implementação de um sistema de gestão que permita à ONG aprimorar suas atividades e viabilizar sua sustentabilidade. Ele irá empregar conceitos da ciência administrativa – especificamente as funções do ciclo administrativo, a saber: planejamento, organização, direção e controle. Todavia, há um aporte teórico anterior, que será a premissa para a capacitação dos bolsistas e para o planejamentos das ações em prol do aprimoramento gerencial. Trata-se da gestão social, lógica voltada à promoção do diálogo e do entendimento, que representa uma alternativa à gestão estratégica.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Coordenador / José Flavio de Melo Moura – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora – Bolsa.
[ 2012 – 2014 ]
Formação política e cidadania: os conselhos municipais como referência
Descrição: O reconhecimento da importância da participação social na implementação de políticas públicas, expresso nos dispositivos constitucionais, configura-se como prioridade nacional. Nesse sentido, a gestão participativa constitui o foco dessa iniciativa de extensão, em parceria com o Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da EBAPE / FGV e com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo fomentar a relação ensino-pesquisa-extensão por meio da transferência de tecnologia em gestão social para moradores das comunidades de Volta Redonda e dos municípios limítrofes.
Integrantes: Virgílio Cézar da Silva e Oliveira – Integrante / Júlio Cesar Andrade de Abreu – Integrante / Carlos Frederico Bom Kraemer – Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Educação – Proext – Auxílio financeiro.