1. Início
  2. Documentos
  3. Sites Institucionais
  4. Passo a Passo para Criação ou Migração de Sites Institucionais

Passo a Passo para Criação ou Migração de Sites Institucionais

Importante

Todos os sites institucionais da UFJF administrados pelo CGCO que usam o layout antigo deverão ser migrados para o novo layout, confeccionado em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional e aprovado pela Administração Superior da UFJF, processo que vem sendo feito desde 2018.

As requisições de sites institucionais novos já estão sendo atendidas com esse novo layout.

Em 2007, a Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007 (abre em nova janela), institucionalizou o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP, tornando sua observância obrigatória nos sítios e portais do governo brasileiro. Confira os principais documentos, que fazem parte da legislação que norteia o processo de promoção da acessibilidade e a implementação do eMAG (abre em nova janela).

Passo a Passo

  1. Todo site institucional deve ter um docente ou funcionário do quadro efetivo da UFJF como responsável.
  2. Os responsáveis por sites na UFJF devem fazer a capacitação oferecida pela Escola Virtual do Governo sobre Acessibilidade na Web. Além disso, é importante que leiam também todos itens sobre o Gerenciador de Conteúdo, devido às grandes mudanças ocorridas no layout dos sites institucionais. Todo esse material está disponíveil em https://www2.ufjf.br/treinamentoscgco/ (abre em nova janela).
  3. Ao terminarem os treinamentos, os responsáveis devem entrar em contato através da Central de Serviços de TI Online (abre em nova janela)  para que o CGCO disponibilize o questionário de avaliação, pré-requisito para a continuidade do processo.
  4. Após terem feito os treinamentos e a avaliação, os editores estarão aptos a gerenciar os conteúdos, seja em um site novo ou em um site migrado do layout antigo para o novo. É importante que se faça um bom planejamento do que será disponibilizado, entender o público-alvo e a melhor forma de se acessar determinado assunto. O site padrão ficará semelhante ao do CGCO (abre em nova janela), podendo sofrer variações, de acordo com a sua categoria.
  5. Ao terminar a inclusão e os ajustes dos conteúdos, um dos responsáveis deverá entrar em contato com o CGCO para a liberação do site e para a divulgação em nossa página (abre em nova janela).

Imagem demonstra a página inicial do CGCO.