Pela primeira vez, a Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora está desenvolvendo um Grupo de Trabalho dedicado à organização e a evocação de sua memória, com o objetivo de desenvolver ações de divulgação e preservação do evento que chega a sua 40° edição em 2024.
O projeto busca proporcionar espaços para dialogar, aprender, pesquisar e construir de forma conjunta levantamentos de dados e o desenvolvimento de um histórico sobre o evento, mediante uma metodologia interdisciplinar, que resultará no agrupamento de informações que permitam entender a Semana de História e suas mudanças ao longo do tempo que ajudaram no crescimento desse evento tão importante.
Com o objetivo de manter a conservação e a preservação das fontes que catalogamos e restauramos, tendo como exemplo do quadro da 1º Semana de história, datada de 1979 – restaurado pelo Museu de Arte Murilo Mentes.
Uma das nossas preocupações, refletia na preservação dessa documento, que seguirá para o arquivo do Centro de Conservação da Memória da Universidade Federal de Juiz de Fora (CECOM) possibilitando que qualquer estudante ou pesquisador consiga realizar uma visita para conhecer nosso acervo.