Marcelo da Silveira Campos: Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, coordenador do Laboratório de Metodologia em Ciências Sociais da UFJF, Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (pólo UFJF) e Editor-Chefe da Revista Teoria Cultura. Marcelo Campos possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestrado em ciência política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) com doutorado sanduíche pelo Department of Criminology da University of Ottawa. É pesquisador associado do INCT-InEAC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados em Administração de Conflitos). Foi professor da UFGD (2015-2022), professor convidado da residência multiprofissional em álcool e drogas da Faculdade de Medicina da USP (2015-2019), pesquisador visitante na Canada Research Chair in Legal Traditions and Penal Rationality, University of Ottawa (2014) e Professor da Escola de Criminologia da Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe, Argentina (2024). Em 2010 ganhou o prêmio de melhor trabalho em Ciências Criminais do Brasil pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais/IBCCRIM. Coordenador do Grupo de Estudos Violências e Territórios (GEVT) e pesquisador do NEVIDH na UFJF. É membro permanente do comitê de pesquisa sociologia da violência da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Sua produção intelectual engloba livros, coletâneas, capítulos de livros e artigos publicados em diversas revistas como Tempo Social (USP), Revista de Sociologia e Política (UFPR), Revista Brasileira de Ciência Política (UNB), Revista Brasileira de Ciências Sociais (Anpocs) e Revista Opinião Púbica (UNICAMP). Suas pesquisas são em Sociologia Política e da Violência nos seguintes temas: lei de drogas, política criminal e congresso nacional, sistema de justiça criminal e sistema de saúde pública.
E-mail: marcelo.campos@ufjf.br
Alex
andre de Rezende Pinto: Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital Universitário da UFJF – HU UFJF, Especialização em Dependência Química pela UNIFESP, Aprimoramento Interdisciplinar em Transtornos Alimentares pelo Ambulim – IPq HCFMUSP, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFJF pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde – NUPES. Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF. Supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do HU UFJF. Coordenador do Ambulatório de Álcool e Drogas do HU UFJF. Coordenador do Protal – Programa de Tratamento de Transtornos Alimentares do HU UFJF.
E-mail: rezendepinto@ufjf.br
Letícia Gonçalves. É Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFJF e editora da Revista de Atenção Primária. É graduada e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Promoção da Saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde pela Escuela Nacional de Salud Pública de Cuba. É doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (2019) pelo programa interinstitucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal Fluminense e Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi professora do Departamento de Bioética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do curso de especialização Impactos da Violência na Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública, e do mestrado em Estado, Governo e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Pesquisa principalmente, os seguintes temas: determinação social da saúde; Atenção Primária à Saúde; bioética; interseccionalidade e saúde; teorias contemporâneas de justiça aplicadas à saúde. É membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).
E-mail: goncalves.leticia@ufjf.br

Ellen Cristina Carmo Rodrigues: Doutora em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio doutoral na Universität Greisfswald (Alemanha) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ). Foi membro do CMDCA – JF (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e fez parte da Coordenação do Programa Poupança Jovem (Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora em parceria com o governo do Estado), sendo responsável pelo acompanhamento de políticas públicas e programas sociais destinados aos jovens em situação de vulnerabilidade social no município. Atuou como Pesquisadora do IPEA, no ano de 2012, desenvolvendo pesquisas sobre acesso à Justiça. É advogada e Professora Adjunta de Direito Penal e Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Inovação da mesma Faculdade.
E-mail: ellen.rodrigues@ufjf.br

Fabiane Rossi dos Santos: Pró-Reitora Adjunta de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuou como Professora Adjunta do Departamento de Medicina da UFJF-Campus Governador Valadares de 2014 a 2015. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia – UFJF. Coordenadora do Projeto Enlutar e do Ambulatório de Luto do HU/UFJF/EBSERH. Tutora das Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto e Atenção Hospitalar do Hospital Universitário-UFJF gestão 2019/2020 e gestão 2023 /2024. Foi Coordenadora do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da UFJF de 2015 a 2018. É coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (NUIPSO) da UFJF e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Práticas Sociais em Políticas Públicas e Saúde (PPS) da UFJF. Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Mestra e Doutora em Saúde pela UFJF. Realizou intercâmbio de doutorado no Karolinska Institute (Estocolmo). Possui formação em Dinâmica de Grupo (SOBRAP). Atua principalmente na área de Psicologia Hospitalar e da Saúde. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto. Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicologia.
E-mail: fabiane.rossi@ufjf.br

Fernando Santana de Paiva: Psicólogo e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) do Departamento de Psicologia da UFJF. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa sobre Sujeitos, Política e Direitos Humanos (NUPSID) da UFJF. Integrante do GT A Psicologia Sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Trabalho a partir da Psicologia social em uma perspectiva interdisciplinar em análises sobre as implicações das desigualdades sociais nas práticas de cuidado político-comunitárias em saúde e saúde mental bem como os efeitos da criminalização e das violências no cotidiano de pobreza em interface com as políticas públicas e direitos humanos.
E-mail: fernandosantana.paiva@gmail.com
Paulo Cesar Pontes Fraga: Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2019-2021) e foi diretor do Centro de Pesquisas Sociais (2011-2014). Atualmente é membro efetivo do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e do Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFISOCIO), coordena Núcleo de Estudos sobre política de drogas, violências e direitos humanos (NEVIDH), o Laboratório Social da Cannabis (LSC) e o Observatório da Cannabis (OC) É membro do colegiado do Departamento de Ciências Sociais. Atualmente é Pesquisador visitante do INEaC/UFF, atuando no Programa de Justiça e Segurança (PV FAPERJ).É pesquisador associado do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP). Foi professor colaborador do doutorado em Ciencias Sociales com concentração em Estudos Rurais do Centro de Estudios Rurales do Colégio de Michoacán, México (2020-2021), pesquisador visitante da École de Criminologie, Université de Montréal (2010-2011); professor visitante da Universidade Católica Portuguesa-Porto (2019-2020) e foi fundador e membro titular da Reseau Cannabis Sud, sediada no C. Émile Durkheim-U. Bordeaux. Possui parcerias de pesquisa com professores da Universidade Autônoma de Nayarit (México) sobre a temática dos plantios ilícitos. É bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e foi Visiting Scholar do Centre for Studies in Human Development. da UCP-PORTO (2018-2019). É editor associado da Revista Saúde e Sociedade e compõe o conselho editorial de conceituadas revistas: Em Pauta; Social Sciences Journal, Revista Intersecciones (México). Foi pesquisador visitante da Fundação Oswaldo Cruz, consultor da UNESCO, consultor da UNODOC (Col.), do Transnational Institute (Amsterdã) e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz. É conselheiro da Comissão Científica da Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos . Parecerista do Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais. . É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Brasileira Multidisciplinar de Drogas (ABRAMD) e da Society for Social Studies of Science (4S). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase emPolítica de drogas, Cultivos ilícitos Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, drogas, políticas públicas, direitos humanos e adolescente.
E-mail: paulo.fraga@ufjf.br
Sergio Marcos Carvalho de Ávila Negri: Professor Associado do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação Estrito Senso em Direito e Inovação da Faculdade de Direito da UFJF(PPGD-UFJF).Vice-coordenador do PPGD-UFJF. Representante do Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF (CSPP-UFJF) no Conselho Superior da UFJF (Consu/UFJF). Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF (CEPE-UFJF). Líder do grupo de pesquisa Pessoa, Inovação e Direito (CNPq). Coordenador do projeto de pesquisa “Inovação e Direito na Inteligência Artificial: mapeamento normativo e análise de impacto para o exercício de direitos fundamentais” (CNPq universal-2022/224).Graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Especialização em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino – Itália, Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Direito Privado, com ênfase na interface entre Pessoa, Inovação e Direito.
E-mail: sergio.negri@ufjf.br
Telmo Mota Ronzani: Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2002), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2005), Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e estágio pós-doutoral pela University of Connecticut Health Center (UCHC) (2007) na área de álcool e outras drogas. Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-Reitor da UFJF (2024-2028). Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do International Scientific Network da Organização das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) (2014-atual). Membro do GT Drogas e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Pesquisador do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA) da UFJF. Editor Chefe (2015-2019) e Editor Associado (2019-atual) da Revista Psicologia em Pesquisa (B1). Editor-in-Chief do International Journal of Mental Health and Addiction (Springer) (2021-2025). Integrante da Comissão de Avaliação Quadrienal de Programas de Pós-Gradução da CAPES (2014-2017 e 2010-2013). Membro do Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (2019-2022). Temas principais: atenção primária à saúde, álcool, tabaco e outras drogas, saúde coletiva, políticas públicas sobre drogas, psicologia comunitária em contextos rurais.Bolsista Produtividade CNPq 1C.
E-mail: telmo.ronzani@ufjf.br
Ricardo Bedendo: Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, e também pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos (NEVIDH) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do mestrado profissional em Sociologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em violência escolar, policiamento comunitário e criminologia. Na Comunicação atua nas áreas de jornalismo de segurança pública, mídia e crime, jornalismos esportivo e digital. Na Faculdade de Comunicação é coordenador do Grupo de Pesquisa “Footbyte: núcleo de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Futebol”.
E-mail: ricardo.bedendo@ufjf.br
Rogeria da Silva Martins: Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007), Doutora em Políticas Públicas, no Centro de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com Pós-Doutoramento na Universidade do Porto, no Instituto de Sociologia, investigando encarceramento feminino. Atualmente é professora associada I do Departamento de Ciências Sociais, na Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Concentra estudos no campo da sociologia jurídica e direitos humanos, focando na produção das desigualdades das instituições sociais, no âmbito da justiça penal, sobretudo com cortes de gênero, numa leitura dos direitos humanos. Nessa trajetória desenvolveu pesquisas com diferentes atores sociais: crianças e adolescentes, jovens, mulheres e magistrados. Com trabalhos de campo em diferentes consultorias, desenvolveu também experiência com atores em contextos sociais diferenciados como indígenas e quilombolas. Nas atividades de ensino, seguindo a linha investigativa dos direitos humanos, na Licenciatura em Ciências Sociais, desenvolve experiência na área de ensino, pesquisa e extensão com foco no ensino de sociologia, sobretudo em contextos diferenciados de ensino, que envolve motivações e metodologias diferenciadas de ensino de sociologia para grupos específicos. É membro do Núcleo de Estudos em Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos, coordenando o Laboratório de Modalidades Diferenciada de Ensino. Atualmente tem concentrado estudos nas instituições prisionais, focando na educação na prisão e nas condicionalidades do encarceramento feminino em perspectivas comparadas. atual Coordenadora do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional – Pólo UFJF. Atualmente é Coordenadora do Mestrado profissional de Sociologia em Rede Nacional – polo UFJF Membro Associado da Rede de Pesquisadores sobre Privação e Restrição de Liberdade.
E-mail: rogeria.martins@ufjf.br
Wagner Barbosa Batella: Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela PUC-MG (2004), Mestrado em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela PUC-MG (2008) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Presidente Prudente (2013). É professor do Departamento de Geociências (DEGEO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFJF. Atualmente é vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFJF. Atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFV. Atua como pesquisador dos grupos: NuGea (Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação) – (UFJF), ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias) – (UFRJ) e Observatório das Cidades (UFU). Atuou como professor na Universidade Federal da Fronteira Sul e na Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista do Programa da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) de Apoio à Pesquisa para Jovens Docentes Pesquisadores. Coordenou projetos financiados pela CAPES, FUNARBE, CNPq e FAPEMIG. Conselheiro representante de instituições de pesquisa eleito para o Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura de Juiz de Fora (mandato 2022 – 2024) e Conselheiro representante da UFJF no Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR – da Prefeitura de Juiz de Fora (mandato 2025 a 2027). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia do Crime e da Violência, Cartografia, Análise Espacial e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades Médias, Análise Regional, Espaço e Criminalidade, Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia e Ensino de Geografia.
E-mail: wagner.batella@ufjf.br
Coordenador de tutoria I – Christiano Almeida
Coordenador de tutoria II – Maria Célia Maia
Assistência à docência – Olga Ennela Bastos Cardoso
Secretária – Karoline Machado Innocêncio
E-mail: especializacao.seguranca@ufjf.br