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Disciplina Obrigatória: Tópicos Especiais no Ensino de Biologia

Carga Horária:

30

Créditos:

2

Ementa:

Cognição à luz da neurociência e das ciências da educação. A aprendizagem como um processo pessoal de representação mental do conhecimento e suas implicações metodológicas. A aprendizagem significativa e a sua relação com as principais teorias da aprendizagem (interacionismo, socioconstrutivismo, epistemologia genética, psicanálise, psicogenética, pós-construtivismo). Cognição, linguagem, afeto e motivação na dinâmica do aprender. Saberes, conhecimentos, competências e habilidades. Abordagens ativas no processo de aprendizagem.

Coordenadora Nacional:

Profa. Ana Júlia Pedreira

Coordenadora UFJF-JF:

Profa. Michele Munk Pereira

Bibliografia:

COUTINHO, Francisco Ângelo; MORTIMER, Eduardo Fleury; EL-HANI, Charbel Niño. Construção de um perfil para o conceito biológico de vida. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 115-137, 2007.
DAMÁSIO, Felipe; PEDUZZI, Luiz O. Q. A coerência e complementariedade entre a teoria da aprendizagem significativa crítica e a epistemologia de P. Feyerabend. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 3, p. 61-83, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GRILLO, Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (org.). Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
GUERRA, Leonor Bezerra. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v. 4, n. 4, p. 3-12, jun. 2011.
ILLERIS, Knud. (org). Teorias contemporâneas da aprendizagem. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013
LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos: intervenção no presente. Revista Presença Pedagógica, v. 2, n. 8, mar/abr, 1996.
MIZUKAMI, Maria das Graças N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1985.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16 ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELOS, Celso dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2009.
VEIGA, Ilma Passos. Técnicas de ensino. Por que não? Campinas: Papirus, 1991.
VEIGA, Ilma Passos. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006.
ZABALA, Antoni. Conteúdos e sua tipologia. In: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 41-48.

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