Fechar menu lateral

Disciplina Obrigatória: Tema 3 – Da construção do conhecimento científico ao ensino de Biologia 3

Carga Horária:

120

Créditos:

8

Ementa:

Abordagem problematizadora. Conceitos e aplicações. Classificação dos seres vivos. Características gerais dos domínios e filos. Sistemática filogenética. A diversidade e evolução das plantas, animais e algas. Diversidade de vírus e microorganismos e sua relação com a adaptação a diferentes ambientes e estilos de vida. Do organismo à população. Interações de populações. Genética de populações. Comunidades. Ecossistemas: matéria e energia nos ecossistemas. Impactos do homem no ambiente. Educação ambiental na escola: transversalidade e interdisciplinaridade.

Coordenadora Nacional:

Profa. Cláudia Augusta de Morais Russo

Coordenador UFJF-JF:

Prof. Marcelo de Oliveira Santos

Bibliografia:

ALEXOPOULOS, Constantine J.; MIMS, Charles E. Introductory mycology. 4. ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1996.
AMORIM, Dalton de Souza. Fundamentos de Sistemática Filogenética. 1. ed. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2002.
BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
GOULD, Stephen J. O polegar do panda. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
DAWKINS, Richard. A escalada do monte improvável: uma defesa da teoria da evolução. Tradução: Suzana Sturlini Couto. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1998.
FUTUYMA, Douglas. Biologia Evolutiva. 3. ed. Ribeirão Preto: Editora Funpec, 2009.
HARVEY POUGH, F.; JANIS, Christine M.; HEISER, John B. A Vida dos Vertebrados. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
HICKMAN JR., Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; LARSON, Allan. Princípios Integrados de Zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
KIRK, Paul M.; CANNON, Paul F.; MINTER, David w.; STALPERS, Joost. Ainsworth & Bisby’s Dictionary of the Fungi. 19. ed. Wallingford: CAB International, 2001. 655 p.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.
LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasilia: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LEWONTIN, Richard C.; GRIFFITHS, Anthony J. F.; WESSLER, Susan R.; CARROLL, Sean B.; DOEBLEY, John. Introdução À Genética. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
MARGULLS, Lynn. & SCHWARTZ, Karlene V. Cinco Reinos: Um Guia Ilustrado dos Filos da Vida na Terra. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
MATIOLI, Sérgio Russo; FERNANDES, Flora Maria de C (ed.). Introdução à Biologia Molecular e Evolução. 2. ed. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2012.
MAUSETH, James D. Botany: an introduction to plant biology. 5. ed. Boston: Jones & Bartlett Learning, 2012. 696 p.
PIERCE, Benjamin A. Genética – Um enfoque conceitual. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biology of plants. 7. ed. New York: W.H. Freeman, 2004. 686 p.
RICKLEFS, Robert E. A Economia da Natureza. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. 470 p.
RIDLEY, Mark. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
RUPERT, Edward E.; BARNES, Robert D. Zoologia dos Invertebrados. 6. ed. São Paulo: Roca, 1996.
SCHOEREDER, José H.; RIBAS, Carla R.; CAMPOS, Renata B. F.; SPERBER, Carlos F. Práticas em Ecologia: incentivando a aprendizagem ativa. 1. ed. Ribeirão Preto: Holos Editora, 2012.
TAIZ, Lincoln; ZEIGER, Eduardo. Fisiologia Vegetal. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 954 p.
TOWSEND, Colin R.; BEGON, Michael; HARPER John L. Fundamentos de Ecologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 592 p.
VILLE, Claude A.; WALKER, Warren F.; BARNES, Robert D. Zoologia Geral. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1985. 683 p.
USINGER, Robert L.; STORER, Tracy I.; STEBBINS, Robert C. Zoologia Geral. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

Periódicos de referência:

Evolution: Education & Outreach, published by BMC (abre em nova janela).
Genética na Escola, publicada pela Sociedade Brasileira de Genética (abre em nova janela).
The American Biology Teacher, published by National Association of Biology Teachers (abre em nova janela).
RENBIO – Revista de Ensino de Biologia, publicada pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (abre em nova janela).
Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, publicada pela FAE/UFMG (abre em nova janela).
International Journal of Environmental & Science Education(abre em nova janela).
Life Sciences Education, published by The American Society for Cell Biology (abre em nova janela).
Bioscene – Journal of College Biology Teaching, published by Association of College & University Biology Educators (abre em nova janela).
Journal of Environmental Education, published by Heldref Publications (abre em nova janela).

Além dos livros, será dada ênfase à leitura e discussão de artigos científicos fundamentais que deram origem aos conceitos em foco ou daqueles que abordem temas em discussão atual na sociedade. Pela sua multiplicidade e a transitoriedade das citações quando se trata de contextualização dos temas de Biologia, não apresentaremos listagem nominal dos artigos que serão utilizados, pois as atualizações são muito dinâmicas.

Voltar à página anterior.