Fechar menu lateral

Disciplina Obrigatória: Metodologia da Pesquisa

Carga Horária:

30

Créditos:

2

Ementa:

Ciência e produção de conhecimento em educação. Método científico. Etapas metodológicas e técnicas de pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa e seus respectivos métodos e procedimentos de coleta e análise de dados. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. A ética na pesquisa em educação.

Coordenador Nacional:

Prof. Paulo Sérgio Beirão

Coordenador UFJF-JF:

Prof. Rodrigo Hohl

Bibliografia:

ALBERTS, Bruce; KAMB, Alexander. Publishing confirming and non-confirming data. F1000Research, v. 135, n. 4, 2016. Disponível em: 10.12688/f1000research.7847.1. Acesso em: 25 jul. 2023.
ALBERTS, Bruce. Redefining Science Education. Science, v. 323, jan. 2009.  p. 437.
ALBERTS, Bruce. An Education that inspires. Science, v. 330, out. 2010. p. 427.
ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 1987.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
EITERER, Carmem Lúcia; MEDEIROS, Zulmira. Metodologia de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte: UFMG, 2010. vol. 1. 48 p.
DE MEIS, Leopoldo. Ciência, Educação e o conflito humano-tecnológico. 2. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2002.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 1ª edição em inglês: 1998.
FRAZZON, Lúcia M. O compromisso da universidade com a formação continuada do professor. Roteiro. Joaçaba. v. XXVI, n. 46, p. 81-91, Jul/ Dez, 2001.
SOARES, Adriana Gonçalves; COUTINHO, Francisco Ângelo. Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, n. 2, 2009.
VON ZANTEN, Agnes. Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva, v. 22, n. 1, p. 25-45, jan./jun. 2004.

Voltar à página anterior.