Fechar menu lateral

Equipe, Linhas, Núcleos

1 – Criação, Crescimento e Longevidade de MPEs

Investiga fenômenos relacionados aos processos de criação, crescimento e longevidade de médias, pequenas e micro empresas, objetivando a construção de conhecimento aplicado que apoie o desenvolvimento de negócios e mercados. Desenvolvimento de teorias de gestão de curto prazo. Inovação nas pequenas empresas. Processos de aprendizagem na pequena empresa. Empreendedorismo nas pequenas empresas.

Palavras-chave

  • Micro e Pequenas Empresas
  • Longevidade Empresarial
  • Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas
  • conhecimento e inovação em pequenas empresas
  • aprendizagem organizacional e gerencial

 

Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi Doutorado
Thiago Gomes de Almeida Doutorado
Fabrício Pereira Soares Doutorado
Tatiana Dornelas de Oliveira Mendes Doutorado

 

*Aqui, colocar link do lattes dos professores por gentileza

 

2 – Empreendedorismo, Cultura e Sociedade

 

Investiga o empreendedorismo e seus fenômenos, compreendendo efeitos em nível micro, meso e macro, se orientando para indivíduos, organizações e mercados. Contempla estudos sobre a construção e modelagem de mercados; Empreendedorismo de baixos recursos e redução da pobreza e desigualdade; Empreendedorismo social; Empreendedorismo de base tecnológica; Cultura empreendedora; Empreendedorismo e cultura brasileira; Empreendedorismo de baixa renda; Políticas Públicas Empreendedoras.

 

Palavras-chave

  • Empreendedorismo de baixos recursos
  • empreendedorismo, comportamento, inovação, cultura
  • Empreendedorismo social
  • Construção de mercados
  • Empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas
  • Politicas públicas de apoio ao empreendedorismo

 

Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi Doutorado
Thiago Gomes de Almeida Doutorado
Giovani Peterson Alves Mendes Mestrando
Giovana Pedrette de Oliveira Mestranda

 

3 – Estratégia e Estudos de Futuros

 

Investiga a formulação estratégia a partir das lentes dos Estudos de Futuros, visando o desenvolvimento e aplicação de metodologias de planejamento estratégico orientado a futuros; desenvolvimento de inovações; aplicação de estudos estratégicos de tendências e cenários para mercados específicos e organizações. Estudos de futuros e políticas públicas.

Palavras-chave

  • Estratégia
  • estudos de futuros
  • Análise de Tendências e cenários
  • Planejamento Estratégico
  • Políticas Públicas

 

Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi Doutorado
Thiago Gomes de Almeida Doutorado
Marianna Hellen da Silva e Oliveira Mestranda

 

4 – Estudos Setoriais e Temáticos

Investiga estratégias e fatores mercadológicos em setores específicos, através de estudos temáticos e mapeamento de práticas de mercado. Analisa a construção de modelagem de mercados específicos, que tenham contribuições relevantes para a construção teórica. Pesquisa práticas de consumo emergentes, tendências mercadológicas e de gestão, pública e privada. Estudos estratégicos de futuros para setores e organizações. Interseção da estratégia com finanças, pessoas, marketing e operações.

Palavras-chave

  • Estratégia
  • Construção de mercados
  • Setores emergentes
  • Finanças
  • Cenários e estudos de futuro
  • Políticas Públicas

 

Thiago Gomes de Almeida Doutorado
Fabrício Pereira Soares Doutorado

5 – Estratégias de Inovação e Gestão da Mudança na Educação

Investiga fenômenos relacionados a inovações pedagógicas e organizacionais no contexto educacional, tendo como unidade de análise países, redes, regiões, escolas, cursos e experiências educacionais em geral no âmbito da educação formal. Também se articula em torno da temática da gestão da mudança para a inovação na educação pública e privada, interessada em aspectos como reformas educacionais, organização do trabalho escolar, formação docente e estratégicas de políticas públicas educacionais.

Palavras-chave

  • Inovação na aprendizagem
  • Políticas Públicas
  • Gestão da Mudança
  • Mudança na Educação

 

Cristina Sayuri Côrtes Ouchi Dusi Doutorado
Thiago Gomes de Almeida Doutorado