Histórico

Em junho de 2020, os docentes da Faculdade de Engenharia da UFJF Danilo Pereira Pinto, Cristiano Casagrande e Roberta Cavalcante, preocupados com a necessidade de atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia (DCN 2019), começaram a conversar sobre a ideia de propor um programa de capacitação docente em consonância com a nova legislação. Naquela ocasião, a ideia foi amadurecendo e, com isso, foi elaborada uma proposta de projeto, que foi apresentada à Direção da Faculdade de Engenharia.

Foi elaborado então um projeto para ser apresentado ao Conselho de Unidade. Durante a reunião de apresentação do projeto, a secretária do Conselho, Taís Borges, se interessou pela proposta e disse que gostaria de fazer parte do grupo. Assim, com a aprovação do projeto de criação de um núcleo de capacitação docente, em outubro de 2020, Taís, Roberta, Cristiano e Danilo se reuniram para dar início às atividades.

A Direção da Faculdade propôs iniciar logo as atividades. O grupo passou então a discutir a proposta de capacitação, revendo os objetivos, a metodologia e as ações iniciais. O projeto foi batizado de Núcleo de Formação Continuada dos Docentes da Faculdade de Engenharia, Núcleo FOCO, e uma de suas primeiras ações foi realizar uma pesquisa de diagnóstico da prática docente com seus pares, o que serviria de insumo para nortear as ações de capacitação que seriam propostas.

A logo escolhida para o Núcleo é significativa e histórica, pois foi criada para o programa de mestrado e doutorado em Educação em Engenharia, que não chegou a ser implementado. O logotipo representa as letras EE, iniciais de “Educação em Engenharia”.

Finalmente, em 26 de janeiro de 2021, o Núcleo FOCO foi institucionalizado, através de portaria da Faculdade de Engenharia da UFJF. Sua primeira reunião oficial com a comunidade acadêmica, apresentando seus objetivos e programa de ações, foi realizada em 3 de fevereiro de 2021.

Desde então, os participantes vêm se empenhando em realizar parcerias, o que consideram muito importante para o sucesso da atuação do Núcleo. Entre essas parceiras, os participantes consideram essenciais: a Pró-Reitoria de Graduação, PROGRAD, visando o apoio institucional às atividades de capacitação docente, a fim de atender às DCN; o Instituto de Ciências Exatas e todos os departamentos que oferecem disciplinas aos cursos de Engenharia, visando a integração de todos os atores neste projeto de capacitação docente; Secretaria de Avaliação Institucional, visando a capacitação dos docentes nos instrumentos de avaliação de curso (conhecer os indicadores, critérios, etc.), além da atuação dos docentes durante as avaliações realizadas pelo INEP, dentre outros; Diretoria de Comunicação, a fim de obter apoio na divulgação de ações de capacitação; e a Pró-Reitoria de Extensão, PROEX, devido à legislação vigente, que exige carga horária de extensão nas atividades da graduação.