Atualizada em 04 de novembro de 2021, às 11h55

Semestre suplemetar começou nesta segunda-feira, 4, para (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Semestre suplementar começou em 4 de outubro, para 11 cursos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está preparando a volta às aulas com segurança para toda a comunidade acadêmica. Dois semestres distintos preveem uma retomada gradual das atividades presenciais de ensino e a manutenção do ensino remoto emergencial para aulas teóricas.

Agrupamos, a seguir, todas as informações pertinentes a essa retomada das atividades de ensino, seja de forma presencial ou em caráter remoto. São textos, vídeos e imagens sobre calendários acadêmicos, protocolos de biossegurança, serviços da Universidade e dúvidas frequentes sobre o tema.

Novos conteúdos são acrescentados continuamente.

— —

Cerca de 1.500 alunos retomam aulas presenciais nos dois campi nesta quarta, dia 3

Leia mais

— —

UFJF estabelece diretrizes para retorno de atividades presenciais da pós-graduação

Documento foi publicado na sexta, 22 (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP) da UFJF tornou pública a Resolução Nº 30/2021. O documento estabelece diretrizes para o retorno gradual das atividades presenciais da pós-graduação stricto sensu e lato sensu, estipulando que ele deverá ser feito gradativamente, respeitando aplicação dos protocolos de biossegurança e o distanciamento físico e espacial recomendados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde da UFJF.

Leia mais.

— —

Entenda as datas de volta às aulas na UFJF

Agrupamos as informações em um só calendário

Agrupamos as informações em um só calendário

A volta às aulas na UFJF está ocorrendo a partir de três calendários diferentes. Enquanto dois grupos de estudantes iniciaram semestres suplementares em Juiz de Fora e em Governador Valadares, outro conjunto de alunas e alunos, dos dois campi, iniciaram o semestre regular, totalmente em ensino remoto emergencial (ERE) para alguns e híbrido para outros.

Leia mais.

— —

Segundo semestre letivo regular de 2021 começa nesta segunda-feira, 18

Período será realizado de forma remota ou híbrida

Tem início nesta segunda-feira, 18 de outubro, o segundo semestre letivo regular de 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O período será realizado em Ensino Remoto Emergencial (ERE) para a maioria dos estudantes e de forma híbrida para um grupo menor, conforme definido pelo Conselho Setorial de Graduação.

Leia mais.

— —

[VÍDEO] Aplicativo gratuito orienta posicionamento em sala de aula

— —

Aplicativo gratuito orienta posicionamento em sala de aula

Serviço pode ser acessado por meio do QR Code acima (Imagem: Reprodução)

Com a retomada gradual das atividades presenciais nas instituições de ensino, a tecnologia pode ser uma grande aliada no cumprimento das medidas de distanciamento para proporcionar um ambiente seguro para o aprendizado de milhões de alunos. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um exemplo e, aos poucos, vem retornando suas atividades de ensino e pesquisa nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Leia mais.

— —

UFJF aprova retorno gradual das atividades presenciais

Foto: Leandro Mockdece

A decisão foi tomada pelo Conselho Superior (Foto: Leandro Mockdece)

A retomada deve ocorrer conforme o cenário epidemiológico nacional e dos municípios de Juiz de Fora e Governador Valadares, os locais de realização das atividades a serem desenvolvidas e em consonância com as dinâmicas específicas de cada unidade acadêmica ou administrativa. O retorno é gradual, de acordo com escalas de revezamento, e atende aos protocolos de biossegurança da Universidade.

Leia mais.

— —

Volta às aulas presenciais: o que funciona atualmente na UFJF

Veja quais serviços atendem a estudantes no campus (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Com a retomada gradual das atividades presenciais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), alguns serviços estão sendo prestados presencialmente, cumprindo restrições definidas por normas de biossegurança em virtude da pandemia de Covid-19. Restaurante Universitário, ônibus circulares, secretarias de unidades, atendimento ao público e moradia estudantil passaram por adaptações.

Leia mais.

— —

[VÍDEO] Retorno atividades presenciais

— —

Cursos em semestre suplementar têm calendários regulares aprovados

Períodos têm início em 3 de janeiro e preveem ingressos de novos estudantes

Períodos têm início em 3 de janeiro

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta quinta-feira, 7, os calendários acadêmicos regulares destinados a alguns cursos do campus de Juiz de Fora, cujos estudantes estão atualmente no semestre suplementar. Os calendários são referentes aos semestres 2021.1, 2021.3 e 2022.1 a serem cursados a partir de 3 de janeiro de 2022.

Leia mais.

— —

[INSTAGRAM] Bolsas e auxílios estudantis

Em preparação para a retomada gradual das atividades presenciais de ensino, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (@proaeufjf) tem promovido e adequado ações e projetos para a permanência dos estudantes.

https://www.instagram.com/p/CUvM7MQtryD/

— —

Assistência Estudantil mantém e adapta programas de permanência

Restaurante Universitário e projetos estão ativos (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Restaurante Universitário e projetos estão ativos (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Com a preparação para a retomada gradual das atividades presenciais de ensino na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) tem promovido e adequado ações e projetos para a permanência dos estudantes. As iniciativas acontecem por meio da bolsa do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e mais quatro auxílios: transporte, alimentação, moradia e creche. Além disso, a pró-reitoria oferece atendimentos psicológicos de caráter emergencial e apoio pedagógico.

Leia mais.

— —

[VÍDEO] Protocolos de biossegurança para o retorno das atividades presencias

— —

Dois mil estudantes voltam às aulas em semestre suplementar na UFJF

Alunos e alunas de JF retomam atividades nesta segunda, 4

Nesta segunda-feira, 4, teve início o segundo semestre suplementar no campus-base da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No campus avançado de Governador Valadares, as aulas desta modalidade de ensino iniciam-se no dia 18 deste mês. A previsão é que 2.082 estudantes de sete cursos do campus Juiz de Fora voltem às aulas presenciais a partir desta segunda, enquanto 2.015 alunos matriculados em quatro cursos de Governador Valadares retomem as atividades acadêmicas no dia 18.

Leia mais.

— —

[VÍDEO] Busco Saúde UFJF

— —

Protocolos de biossegurança garantem retomada responsável das atividades presenciais

Comunidade acadêmica e visitantes devem seguir normas

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está preparando a volta às aulas com segurança para toda a comunidade acadêmica. As restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19 – pertinentes às atividades de professores, técnicos, estudantes, trabalhadores terceirizados e qualquer pessoa que tenha acesso ao campus – serão todas embasadas nos Protocolos de Biossegurança da UFJF, elaborados pela Comissão de Infraestrutura e Saúde (CIS) e aprovados em agosto de 2020, pelo Conselho Superior (Consu).

Leia mais.

— —

[INSTAGRAM] Conheça os protocolos de biossegurança da UFJF

UFJF por um retorno seguro. Ainda não está por dentro de nossos protocolos de biossegurança? Arraste e confira!

https://www.instagram.com/p/CUgBT9YlitQ/

— —

Busco Saúde: saiba como usar o app que monitora o coronavírus na UFJF

Cadastro deve ser feito por todos que frequentam os campi

Com a volta gradual das atividades presenciais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reforça que todas as pessoas vinculadas à instituição devem contar um novo companheiro de rotina: o Busco Saúde, um aplicativo de automonitoramento que permite o rastreio, de forma rápida e atualizada, de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Confira nessa matéria como fazer o registro na plataforma, como utilizá-la diariamente e de que forma ela opera quando você – ou quando alguém que convive presencialmente com você dentro da Universidade – informa que está com suspeita ou com diagnóstico confirmado de Covid-19.

Leia mais.

— —

[INSTAGRAM] Conheça o Busco Saúde

Vamos voltar, gradativamente, com as atividades presenciais na UFJF. Uma das formas de monitorar esse retorno seguro é o sistema Busco Saúde.

https://www.instagram.com/p/CUcsNxPta3P/

— —

Volta às aulas tem calendários acadêmicos distintos

Semestre suplementar começa no dia 4; regular híbrido no dia 18

Com a retomada gradual das atividades presenciais de ensino, pela primeira vez a volta às aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será marcada por dois calendários acadêmicos diferentes: o semestre suplementar 2, que tem início dia 4 de outubro para o campus-sede e em 18 de outubro para Governador Valadares; o segundo semestre de 2021, em formato híbrido, a ser iniciado em 18 de outubro, mesclando Ensino Remoto Emergencial (ERE) e atividades presenciais.

Leia mais.

— —

UFJF tira dúvidas sobre retorno híbrido e semestre suplementar

Disciplinas presenciais atenderão aos protocolos de segurança

Com a decisão do Conselho Superior de retomada gradual das aulas presenciais, o Portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) preparou um tira-dúvidas para esclarecer sobre as etapas e funcionamento do plano de retorno. Se você ainda precisar de ajuda, entre em contato com a sua coordenação de curso ou com a Central de Atendimento pelo telefone (32) 2102-3911 (fixo e Whatsapp) ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br. Lembrando que a oferta das disciplinas – e em qual formato elas serão abertas – depende das deliberações dos conselhos de cada unidade.

Leia mais.

— —

[INSTAGRAM] Semestre suplementar e semestre regular

Resumimos algumas informações sobre os dois semestres letivos que teremos a partir de outubro: o suplementar e o regular.

https://www.instagram.com/p/CUaBSCbto8Q/

— —

[VÍDEO] Tira-dúvidas Semestre Suplementar UFJF

— —

[VÍDEO] Tira dúvidas semestre híbrido #2

— —

[VÍDEO] Tira dúvidas semestre híbrido #1