Dados representam aumentos de 6,4% no número de casos confirmados e 19% no número de falecimentos na média móvel de 14 dias (Imagem: UFJF)

Segundo a 25ª edição do Boletim Informativo da Covid-19, desenvolvido pela Plataforma JF Salvando Todos, há um crescimento de casos e de óbitos causados pelo vírus em Juiz de Fora e, apesar do aumento de cidadãos vacinados, a imunização segue em ritmo lento por conta do número limitado de doses disponibilizados. O documento é elaborado por alunos e docentes do curso de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como objetivo mapear a evolução da pandemia do novo coronavírus.

Aumento do número de óbitos
De acordo com o Boletim, no dia 29 de março, segundo os dados disponibilizados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o município possuía 24.385 casos confirmados e apontava o óbito de 1.044 cidadãos. Em contrapartida, em 12 de abril, esses números evoluíram para 25.957 casos confirmados e 1.242 falecimentos em decorrência da doença. Os dados representam aumentos de 6,4% e 19%, respectivamente, no período de 14 dias.

Se comparados ao período de 14 dias anteriores, no dia 29 de março, os aumentos tinham sido de 11,6% e 15,9%, o que aponta uma desaceleração na taxa de crescimento de novos casos e um aumento na taxa de mortalidade.

Na 14ª semana epidemiológica de 2021, analisada entre os dias 4 e 10 de abril, Juiz de Fora catalogou 878 novos casos confirmados, 128 óbitos e 2.264 registros de casos suspeitos. Diante deste cenário, houve uma redução de 6,7% no número de casos, um aumento de 60% no número de falecimentos e um crescimento de 52,3% nos casos suspeitos, se comparados à 13ª semana.

Segundo um dos autores do documento, professor Marcel Vieira, o número de casos confirmados em Juiz de Fora deu sinais de queda nas duas últimas semanas, mas ainda se encontra em um patamar muito elevado. “O número de casos suspeitos, importante medida, uma vez que nem todas as pessoas são testadas, apresentou aumento na semana passada em relação à semana anterior. O número de vidas perdidas alcançou na semana passada o maior número desde o início da pandemia, com 128 óbitos representando uma média de mais de 18 por dia.”

Ainda segundo o Boletim, no município, quando analisada a média móvel de sete dias, houve uma redução de 33,3% no número de novos casos, diminuindo de 202,7 para 135,3. Já a média móvel do número de óbitos, evoluiu de 12,9, no dia 29 de março, para 17,4 mortes por dia em 12 de abril, o que aponta um crescimento de 34,9% em 14 dias.

O documento também mostra que a taxa de letalidade em Juiz de Fora ainda continua superior à de Minas Gerais e a do Brasil, sendo que, em 12 de abril, alcançou 4,78%. Em comparação, a taxa era de 2,57% na Zona da Mata, 2,29% em Minas Gerais e 2,62% no Brasil na mesma data. “Mesmo com este cenário ainda extremamente preocupante, dados do Google Mobility para o município indicaram que a adesão ao isolamento social apresentou tendência de queda nas últimas duas semanas”, afirma Vieira.

Ritmo de vacinação
De acordo com a Plataforma, até o dia 13 de abril, já haviam sido aplicadas 105.815 doses da vacina em Juiz de Fora, entre elas, 85.591 se tratavam da primeira dose e as outras 20.224 da segunda. Na data, a média móvel no número de primeiras doses aplicadas era de 2.259,1 e apresentava um aumento se comparado ao dia 30 de março, em que a média era 2.027,9.

Já em relação à segunda dose, o Boletim aponta que, em 12 de abril, a média móvel era 432, o que representa um aumento expressivo, pois em 29 de março a média era de apenas 42. Na 14ª semana semana epidemiológica, foram aplicadas 20.336 primeiras doses e 2.750 doses do imunizante.

Vieira aponta que nas últimas semanas houve uma notável aceleração no ritmo da aplicação das primeiras doses das vacinas, com a ampliação dos grupos alvo até aqueles com idades de 65 anos ou mais. “Precisamos acompanhar as próximas semanas para ver como se dará a aplicação das segundas doses e também se o município receberá novas doses para ampliar os grupos alvo.”

Governador Valadares
O boletim aponta ainda que, em Governador Valadares, também houve um aumento na taxa de óbitos constatados, superior à apresentada na 24ª análise da Plataforma, que já apontava que a cidade vivia o pior momento da pandemia. Apenas entre os dias 4 e 10 de abril, o município registrou 55 novos falecimentos.

Vieira aponta que, em Governador Valadares, o número de casos confirmados vem apresentando tendência de alta nas últimas semanas, mas houve uma redução na semana passada ainda que em um patamar elevado. “O número de vidas perdidas teve uma sequência de três semanas com aumentos e alcançou, na semana passada, o maior número desde o início da pandemia.”

Até o dia 12 de abril, Governador Valadares apresentava um total acumulado de 21.309 casos confirmados e 770 vidas perdidas. Nas duas últimas semanas, foram catalogados 2.236 novos casos e 99 óbitos. A taxa de letalidade era de 3,61%, número acima da média brasileira que é de 2,62%.

Confira o Boletim na íntegra

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf