Relação candidato por vaga pode ser conferida no site da Copese/UFJF

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) divulgou nesta terça-feira, 9, a relação candidato por vaga do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O curso de Administração Noturno, no grupo B, é o mais concorrido, com 40 candidatos por vaga. O grupo B é destinado a candidatos de escola pública que não se declaram negros, pardos ou indígenas e têm renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo. A relação completa está disponível no site da Copese.

Juiz de Fora
Também no grupo B, o curso de Psicologia apresentou a segunda maior relação, com 33 candidatos por vaga. O terceiro curso mais concorrido é o de Educação Física, no grupo B, com 32 candidatos por vaga.

No grupo E – para estudantes oriundos da escola pública que não se declaram pretos, pardos ou indígenas, nem declaram renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo – o curso de Fisioterapia obteve a quarta maior concorrência, com 30 candidatos por vaga. O quinto curso mais concorrido em Juiz de Fora é o de Enfermagem, no grupo B, com 29 por vaga.

Governador Valadares
Em Governador Valadares, o curso de Medicina tem as maiores concorrências. No grupo E, são 19,25 candidatos por vaga; já no B, são 16,75 por vaga; enquanto, no C, a concorrência está em 12,75. O curso de Odontologia no campus avançado tem a quarta e a quinta maiores concorrências na cidade: 11,25 candidatos por vaga no grupo E e 10,5 no B.

Grupos
No grupo A, que abrange os candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas, cuja renda per capita é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia, em Juiz de Fora, com 21 candidatos por vaga. No B, a maior concorrência é na Administração Noturno: 40.

No Grupo C, de ampla concorrência, o curso mais concorrido é o de Ciência da Computação, com 17,75. No grupo D, a Psicologia é a mais disputada, com 10,67 candidatos por vaga; e no E o curso mais concorrido é o de Fisioterapia em Juiz de Fora: 30 candidatos por vaga.

Comprovante definitivo de inscrição
Os candidatos inscritos no Módulo III do Pism 2021 já podem acessar o comprovante definitivo de inscrição na Área do Candidato. O documento virtual traz informações como dados do estudante e local de prova. O comprovante não é necessário para a realização da prova.

Locais de prova
Os 8.015 candidatos do terceiro módulo do Pism 2021 realizam provas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ). Os estudantes podem consultar os locais no comprovante definitivo de inscrição.

Neste ano, mais candidatos podem ir a pé até seus locais de prova em Juiz de Fora. A otimização da alocação dos alunos, obtida por meio da geolocalização dos respectivos endereços, foi possível por meio do estudo desenvolvido pelo servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Thiago Edmar.

Provas
As provas do Módulo III do Pism 2021 ocorrem nos dias 27 e 28 de fevereiro. As do Módulo II, nos dias 27 e 28 de março, e as do Pism I, nos dias 24 e 25 de abril.

Protocolos de biossegurança
Nos locais de prova, as mesas ou carteiras serão posicionadas com uma distância de 1,5 metro entre elas; haverá álcool gel nas salas e todos os candidatos e fiscais de provas devem usar máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o tempo do exame. Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h (horário de Brasília), para evitar aglomerações, com início das provas previsto para 13h.

Várias outras medidas de biossegurança serão adotadas, entre elas indicações sobre os lanches e para o uso dos banheiros, trocas de máscaras, orientações sobre deslocamento, informações para os sabatistas em confinamento, entre outras. As informações completas serão divulgadas em breve no edital retificado.

Segundo o médico infectologista, Rodrigo Daniel de Souza, representante do Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus da UFJF, foram analisados vários cenários possíveis e seus impactos, diante das propostas de adiamento das datas do Pism ou separação dos módulos. Foram levadas em consideração a situação epidemiológica do momento e as perspectivas futuras, assim como os protocolos a serem observados em relação ao uso de máscaras, distanciamento, ocupação do espaço, etc, sendo alguns deles, inclusive, mais abrangentes do que os do Ministério da Educação (MEC).