77% dos concorrentes não residem em Juiz de Fora, caso de Gabriella Costa, de São João Del Rei, que fará o terceiro módulo este ano, buscando uma vaga para Enfermagem (Foto: Arquivo pessoal)

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições de todas as regiões do país. Além disso, conta com um candidato de fora do Brasil. No total, 34.098 estudantes concorrem na edição deste ano. Cerca de 77% deles não residem em Juiz de Fora.

No sudeste do país, estão 33.950 candidatos, sendo 24.633 em Minas Gerais; 8.377, no Rio de Janeiro; 613 no Espírito Santo; e 327 no estado de São Paulo. Entre os demais, 40 são do Centro-Oeste; 68 do Nordeste, sendo 56 da Bahia; 21 do Norte, 18 do Sul e um de fora do país.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, alguns fatores facilitam a inscrição de candidatos de fora da cidade. “Além de termos um ampla divulgação nos meios de comunicação, principalmente os oficiais da instituição, temos a consolidação da UFJF no cenário nacional como uma universidade de muita qualidade. Historicamente a UFJF é um grande centro formador de profissionais e cidadãos, que atuam no mercado de trabalho de Juiz de Fora e região. Ela é muito importante principalmente para as pessoas que vêm de municípios onde não há formação de ensino superior público. Parte dessa população que migra para a cidade para se capacitar retorna para seus municípios de origem ou para o contexto regional de onde ela sai”, explica, acrescentando a vantagem da localização geográfica, entre as três maiores metrópoles brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Expectativa
Gabriella Dutra Lopes Costa, 17 anos, é da cidade de São João Del Rei (MG) e fará o terceiro  módulo do exame em 2021. Ela conta como está sendo a preparação para a última prova do Pism com o ensino remoto. “Difícil. Tem que ter muita concentração e mudar a rotina sempre, pois começa a ficar entediante, além de ter mais dificuldades para aprender algumas matérias.” A candidata optou pelo curso de Enfermagem e escolheu a UFJF por ter nascido em Juiz de Fora e ter familiares que residem no município. “Ingressar através do Pism seria uma grande oportunidade e é até mais tranquilo por conta de ser dividido durante os três anos do ensino médio”, observa.

Esther Ribeiro, de Três Rios, se prepara para a prova do primeiro módulo do Pism e já está decidida a cursar Psicologia (Foto: Arquivo pessoal)

Irmã de Esther, Samara também estreia no Pism nesta edição, mas ainda não definiu o curso (Foto: Arquivo pessoal)

Alunas do primeiro ano do ensino médio no Colégio Santo Antônio, em Três Rios (RJ), as irmãs Samara e Esther Ribeiro realizarão o primeiro módulo do Pism na cidade de Petrópolis. Além das duas, Três Rios tem outros 722 inscritos. Esther, 15, está decidida quanto ao seu curso: Psicologia. “Escolhi porque amo ajudar as pessoas e conversar. Encontrei neste curso algo que eu me vejo fazendo, que é ajudar as pessoas por meio da ciência. Então seria uma experiência incrível ingressar na universidade através do Pism. Para mim é um sonho entrar na UFJF. Conseguir entrar em uma instituição tão concorrida seria uma realização.” Já Samara, 15, está se decidindo entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, e Design, e conta que conheceu a UFJF através da escola e a escolheu por sua qualidade, vasta opção de cursos e por ser próxima à sua cidade. “Ingressar pelo Pism seria uma oportunidade muito boa, um sonho realizado”, diz.

Provas
As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro pelos candidatos dos módulos II e III, e nos dias 13 e 14 março pelos candidatos do módulo I, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Petrópolis e Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

“É muito importante nesse momento de ingresso que o estudante saiba como funciona a universidade, onde ele tem acesso a documentos importantes, como fazer para ter certificado de matrícula e como fazer para tirar sua carteirinha estudantil. Por isso, estudantes e candidatos devem ficar atentos aos canais de comunicação oficiais da UFJF, principalmente neste momento de pandemia”, ressalta Amorim.