Praticar a escrita, revisar conteúdo, manter um cronograma de estudos. Qual a melhor maneira de estudar para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)? Os candidatos ao Pism 2021 vivem um momento completamente atípico: a pandemia causada pelo novo coronavírus alterou a rotina dos estudantes e trouxe novas preocupações para o cotidiano. Não é fácil manter o ânimo para estudar, entretanto, é importante encontrar estratégias para superar as dificuldades.

A fase do vestibular é um momento de ansiedade para os estudantes. Para lidar com tanta pressão é fundamental saber como se preparar e levar em conta o local de estudo, matérias, treinamento e simulados. Para facilitar o processo de aprendizado, especialistas da UFJF dão dicas e ensinam técnicas de concentração antes de realizar as provas. 

Design: Luciano Monteiro Cruz/UFJF

A professora da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, Juliana Maddalena Trifilio Dias, destaca a relação de tempo e de lugar. “É preciso que o candidato encontre um lugar em casa para estudar, seja um cômodo, uma cadeira ou uma mesa. Quando digo um lugar, é aquele em que o estudante olhe e associe com o seu local de estudo e de concentração. É também importante que o estudante encontre um tempo para abdicar de outras atividades e se dedicar ao conteúdo do Pism. Este ano, como as pessoas estão em casa, a escolha do é ainda mais preciosa. É necessário que no meio de várias funções realizadas em casa o estudante encontre um ponto para ser o seu local de estudo.” 

Reserve horários específicos para a preparação

Design: Luciano Monteiro Cruz/UFJF

Para o professor da Faced, Paulo Henrique Dias Menezes, é necessário reservar horários dedicados ao estudo. “A suspensão das atividades presenciais provocou atraso nos calendários letivos, por isso muitos estudantes ainda permanecem com atividades remotas até o início do próximo ano. É importante que o candidato reserve horários específicos para sua preparação. Com duas horas de estudo diário dá para fazer uma boa revisão”, destaca.

O professor da Faced e coordenador pedagógico da área de Matemática do Pism, Reginaldo Fernando Carneiro, ressalta a importância da disciplina e da rotina de estudos. “É importante conciliar o estudo dentro de um horário, com prazo de início e fim, para que você possa cumpri-lo, estudando um pouco todo os dias para não haver acúmulo do conteúdo. É também necessário que o candidato estude mesmo as disciplinas de que não tenha domínio. Há alunos que farão a prova para a área de humanas e que deixam de lado as disciplinas de exatas. Mas pode ser isso o que define a sua aprovação.”

Design: Luciano Monteiro Cruz/UFJF

Carneiro destaca ainda como a rotina de estudos ajuda a diminuir a ansiedade e o nervosismo durante as provas. “Se o candidato tiver uma rotina, ele vai se sentir preparado quando chegar os dia do Pism. Por ser uma prova que vai definir, provavelmente, os próximos anos da vida do candidato e sua profissão, o nervosismo é grande. Mas a questão do coronavírus aumenta ainda mais essa tensão. Se preparar durante todo o ano faz com que ele chegue bem e faça a prova com mais tranquilidade e tenha sucesso”. 

Monte um calendário semanal para cada conteúdo 

Design: Luciano Monteiro Cruz/UFJF

Nesse momento, organização e disciplina são fundamentais. Não adianta ficar pulando de um conteúdo para outro o tempo todo, isso prejudica o seu rendimento. Distribua os conteúdos ao longo da semana. Procure privilegiar aqueles que você considera como seus pontos fracos. Mantenha o foco nos programas das disciplinas, disponíveis no site da Copese e reserve pelo menos uma hora de estudo contínuo para cada conteúdo.

Refaça as provas das edições anteriores do Pism

Se você está com dúvida sobre como começar sua revisão, uma boa dica é refazer as provas dos anos anteriores. Elas podem lhe indicar os conteúdos que demandam mais atenção. No site da Copese você encontra as provas e os gabaritos desde 2010. Comece pelos processos seletivos mais recentes, 2018, 2019 e 2020.

Reserve tempo para descanso e lazer

Design: Luciano Monteiro Cruz/UFJF

Isso é tão importante quanto o tempo dedicado ao estudo. Faça pausas a cada duas horas. Procure alongar, esticar as pernas, andar um pouco, tomar um suco, chá ou café. Também reserve tempo para atividades de lazer. Mesmo que limitadas em isolamento social, momentos descontraídos são importantes para a mente e o corpo. Assista um filme, leia um romance e faça uma caminhada (com os devidos cuidados). Uma boa noite de sono é essencial para revigorar as energias.

Estudo remoto e pandemia

Design: Luciano Monteiro Cruz/UFJF

A necessidade de estudo remoto fez crescer exponencialmente a quantidade de material de ensino disponível na web: use isso a seu favor. Mas, tome cuidado com as armadilhas da internet. Mantenha o foco naquilo que você deseja estudar para não cair em distrações. Programe-se antes e procure privilegiar materiais disponibilizados pela sua escola ou por redes de ensino confiáveis.

A professora Juliana destaca a necessidade de o estudante encontrar a melhor maneira de estudar. “Temos escolas em ambientes remotos, escolas utilizando Whatsapp, plataformas digitais e apostilas. É preciso que o candidato encontre o seu modo para estar no ambiente remoto e fazer desse espaço um lugar de estudo. Alguns têm facilidade com videoaulas, outros preferem a leitura, por isso é tão importante que o candidato olhe para aquilo que está habituado e faça disso um momento de estudo. A questão é sempre encontrar um ponto que ligue tempo, lugar e o próprio candidato.” 

De acordo com o professor Menezes, utilizar as plataformas digitais para manter contato com os colegas e os professores durante o período de distanciamento social é uma boa maneira de trocar informações e tirar dúvidas. “Nesse momento de preparação para o Pism, o contato com os amigos e com os professores faz muita falta. Na ausência física, as redes sociais estão aí para ajudar. No WhatsApp, por exemplo, tem grupo de todo tipo. Criar um grupo de estudo com alguns amigos e propor uma questão diária como desafio, por exemplo, é uma boa opção. Várias escolas oferecem plantão para tirar dúvidas on-line com os professores. Se tiver acesso a esse recurso, aproveite.”

Menezes, destaca ainda a importância de preparar todo o material com antecedência para os dias de prova. “Nesta edição, além do documento original de identificação com foto e da caneta (azul ou preta de corpo transparente), separe também a máscara facial e o álcool em gel (em frasco transparente e sem rótulo). A água e um lanchinho leve também são importantes. Se possível, visite o local da prova, indicado no seu cartão de inscrição, nos dias que antecedem a prova.”

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br