Professores integrantes do COVID ZERO: Alexandra Paiva, Fábio Pieri e Peterson Andrade (Foto: Dante Rodrigues)

Criado para reforçar o combate à pandemia de Covid-19 na Região Leste de Minas Gerais, o programa de extensão “COVID ZERO: Prevenção da transmissão pelo Novo Coronavírus e medidas para o enfrentamento da pandemia” distribuiu, até agora, mais de 800 máscaras face shield para profissionais de instituições da área da saúde de Governador Valadares e região.

A ação é fruto da integração dos esforços institucionais e conta com a atuação de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Já foram distribuídas 840 máscaras (Foto: Dante Rodrigues)

De acordo com Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV e idealizador do COVID ZERO, o principal objetivo é aumentar a segurança dos profissionais da área da saúde e em consequência, a biossegurança nos procedimentos para a população. “Muitos profissionais se adoeceram no exercício das suas funções e precisamos mobilizar a sociedade para oferecer um maior suporte a eles. É isso que estamos fazendo, pois trata-se de um programa que já está mobilizando todos os segmentos da universidade em prol de um objetivo comum. Agora queremos envolver os diferentes segmentos da sociedade para ajudarmos os profissionais, instituições e secretarias municipais de saúde”. Boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Governador Valadares no dia 30 de julho demonstra que 479 profissionais da área da saúde que atuam no município foram infectados pelo vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

Érika Guerrieri (à esq.) recebeu as máscaras face shield na sede da UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues)

Dentre as instituições beneficiadas pelas ações do COVID ZERO está o Centro de Apoio ao Deficiente Físico de Governador Valadares (CADEF),  que presta uma série de atendimentos a pessoas que buscam habilitação e reabilitação física, psíquica e social. Para Érika Guerrieri, coordenadora de Especialidades do CADEF, a atuação do programa COVID ZERO é fundamental pois amplia o acesso a Equipamentos de Proteção Individual que são essenciais para a atuação dos profissionais de saúde em tempos de pandemia. “As máscaras face shield, por exemplo, possibilitam ao profissional, principalmente da fonoaudiologia, expor a boca durante o processo terapêutico, pois as atividades são dependentes da visualização da boca pelos pacientes para reprodução ou para estimular alguma habilidade desse praticante durante as atividades de reabilitação. Então pensando nas abordagens da fonoaudiologia, estas máscaras são fundamentais para poder ajudar no processo terapêutico”.

Fisioterapeuta, Érika Guerrieri atua também junto ao Equovila, associação que utiliza o cavalo através de terapias (equoterapia), equitação e o meio rural como instrumentos em atividades de saúde, educação, cultura, esporte, lazer, empreendedorismo e pesquisas científicas. “A gente trabalha com crianças e adolescentes com autismo e eles precisam nos identificar. As máscaras distribuídas pela UFJF-GV facilitam esse processo na mesma medida em que nos protege e protege nosso paciente”.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Governador Valadares também foi contemplado. Para Sérgio Monteiro, fisioterapeuta da instituição, as máscaras face shield são necessárias para a proteção dos servidores que atuam nas ações de vigilância em saúde do trabalhador, sobretudo em diligências nas empresas, bem como no atendimento de pacientes. “Agradecemos a UFJF por proporcionar tais equipamentos e pela preocupação com a saúde dos nossos servidores”

As ações do COVID ZERO têm o suporte de uma chamada pública divulgada para a doação de itens e serviços que visem o enfrentamento da COVID-19. “Esse é o mecanismo para as pessoas, empresas e órgãos nos ajudarem nesta força tarefa contra a proliferação do vírus”, destacou Peterson Andrade. As máscaras distribuídas pela UFJF-GV foram captadas junto à empresa Trem Maker.

Seja voluntário

O COVID ZERO divulgou dois editais de seleção de voluntários entre estudantes de graduação (10) e pós-graduação (5). Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de agosto. Mais informações estão disponíveis em nossa página Bolsas e Estágios.

Clique aqui e confira as fotos da distribuição já realizada na sede da UFJF-GV.