*Atualizada em 8 de junho de 2020, às 18h21

Está disponível no Siga azul (3) o formulário de Diagnóstico das Condições de Acesso Digital, para que estudantes, professores e técnico-administrativos (TAEs) possam informar sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação. O documento ficará disponível até o dia 14 de junho, sendo possível seu preenchimento por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à internet. Outros meios de coleta dos dados são por telefone e correio.

A participação de todos os segmentos da Universidade é indispensável para que a instituição possa conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades à distância. Participar do Diagnóstico não significa que usuário necessariamente concorda com a adoção de aulas on-line ou qualquer outra medida de funcionamento remoto. Os resultados serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).

O preenchimento do documento leva em torno de cinco minutos, dependendo da conexão e do volume de tráfego (usuários acessando ao mesmo tempo). No caso de falha de conexão durante a operação, é possível retornar clicando em “alterar inscrição”. Dessa forma, o formulário pode ser retomado do ponto em que parou.

O número de perguntas varia de acordo com o segmento de público e é dividido por temática. Além de questões sobre acesso à internet e aos recursos digitais, o usuário também responde sobre suas condições socioeconômicas e de saúde. Os dados serão cruzados para mapear o perfil da comunidade acadêmica. Veja no vídeo o exemplo do questionário direcionado aos TAEs:

Concluída a operação, o usuário receberá um e-mail automático confirmando sua participação no Diagnóstico. A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo telefone e Whatsapp (32) 2102-3911, auxiliando no preenchimento do formulário.

UFJF fará levantamento para conhecer realidade digital de estudantes e servidores

Diagnóstico das condições de acesso digital começa nesta quinta, 28