Situações de confinamento social, como a que milhares de pessoas têm vivenciado em dias de combate à Covid-19, podem acarretar mal-estar psicológico e mudanças na rotina de milhares de pessoas. Visando contribuir com sugestões que possam minimizar os impactos do isolamento na mente das pessoas, a psicóloga Larissa Vieira preparou uma série de orientações que podem nos ajudar a passar por esse momento com mais tranquilidade. Larissa é servidora da UFJF-GV e atua no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) de Governador Valadares.

Entre as orientações apresentadas na cartilha, destaca-se a necessidade de filtrar as informações disseminadas pelas pessoas. Neste momento, é importante procurar informações apenas em fontes seguras e com o objetivo de tomar medidas práticas, durante seu dia, informando-se por uma ou duas vezes no máximo.

Com o confinamento, a rotina das pessoas muda muito. O home office é uma das praticas adotadas pelas instituições para favorecer o andamento do trabalho realizado. Entretanto, para muitas pessoas, trabalhar de casa pode ser uma experiência nova e não prazerosa, que pode desorganizar a rotina e produzir algum tipo de insegurança ou angústia. Dessa forma, é importante saber gerenciar seu tempo para as rotinas de trabalho e de autocuidado.

Apesar do isolamento, é possível manter contato com familiares e amigos a partir de formas remotas de comunicação, tais como aplicativos de conversas online. Utilize toda tecnologia disponível para manter-se conectado com a vida e com seus familiares e amigos, promovendo boas conversas por meio de videochamadas, telefonemas ou mensagens.

Leia mais orientações e dicas de autocuidado na cartilha do Siass de cuidado com a saúde mental.