De acordo com a Portaria Nº 36 divulgada nesta quarta, 19 de março, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomenda que sejam suspensas, por 60 dias, as defesas de dissertação ou tese, na forma presencial. A medida considera a necessidade de se adotar medidas destinadas a mitigar a disseminação do coronavírus.

A suspensão não afasta a possibilidade de as defesas ocorrerem com o uso de tecnologias de comunicação à distância, quando admissíveis pelo programa de pós-graduação stricto sensu, nos termos da regulamentação do Ministério da Educação (MEC).

Por deliberação da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) está desenvolvendo um sistema específico para viabilizar as defesas à distância, como recomenda a portaria.

“Caso seja de interesse do Programa e do aluno, as defesas poderão ser suspensas pelo prazo de 60 dias. Por outro lado, a Pró-reitoria está elaborando uma resolução, que deve sair nos próximos dias, possibilitando que as defesas sejam feitas por webconferência. Estamos desenvolvendo, junto com o CGCO um sistema para que os interessados possam fazer suas defesas contando com as tecnologias de comunicação à distância”, esclarece a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira.